Advertisement

Facebook

Pedra recebeu o 3.º Circuito de Queijos artesanais de Pernambuco

 Foto: Amannda Oliveira

Música, teatro, cultura popular, espaço ciência, artesanato e também gastronomia. É assim o 3.º Festival Cultural da Juventude da Pedra, que recebeu na manhã do último sábado, 21 de setembro, o 3.º Circuito Pernambucano de Queijos Artesanais.

O projeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco com o apoio da Prefeitura da Pedra tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do produto e orientar os produtores na sua comercialização. O evento reuniu 18 produtores de queijo de cidades como Pedra, Buíque, Venturosa, Alagoinha e São bento do Uma com cerca de 23 produtos apresentados.


“A Pedra possui a maior bacia leiteira do estado e abastece diversas queijarias. Receber um evento como este é de extrema importância para a nossa cidade e uma forma de incentivar vários produtores a sair da clandestinidade. As pessoas têm cada vez mais buscado produtos com qualidade e com selo de certificação por que ele significa confiável. O nosso município está mapeando os produtores e pretende orientar os que trabalham de forma clandestina para que possam crescer no mercado.”; destacou o Prefeito Osório Filho.


A Assembleia vem aumentando muito o apoio a produtores de queijo artesanal, foi instalada a Comissão Especial da Bacia Leiteira buscando centralizar as ações dos envolvidos no setor para que suas reivindicações possam ser levadas ao governo e órgãos competentes.
Um projeto de lei, já sancionado pelo governo do Estado, desburocratiza a produção de queijos com a promoção de incentivos fiscais ao setor e  busca facilitar a instalação de empresas em Pernambuco. A nova determinação já simplificou, inclusive, o processo de legalização das queijarias junto à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) de forma que os produtores com registro nesta agência pudessem passar a emitir nota fiscal apenas com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).


O governo ainda assinou um decreto que isenta o setor em 100% de ICMS e gera crédito presumido de 18% (desconto ao consumidor). Pernambuco produz dois milhões de litros de leite por dia.

No Circuito da Pedra os vencedores na categoria queijo de manteiga foram:
1.º Lugar: Laticínios Luiza – Venturosa
2.º Lugar: Laticínios Vale Lac – Pedra
3.º Lugar: Laticínios Santa Luzia – São Bento do Uma
4.º Lugar: Laticínios Ramos – São Bento do Uma
5.º Lugar: Laticínios Teresa – São Bento do Uma

Na categoria queijo coalho os vencedores foram:

1.º Lugar: Laticínios Cober Lac - Alagoinha
2.º Lugar: Laticínios Luiza - Venturosa
3.º Lugar: Laticínios Caboclo - Pedra
4.º Lugar: Laticínios Queijo Nobre - Venturosa
5.º Lugar: Laticínios Leite Nobre – Venturosa

A Pedra receberá em 2020 uma nova edição do circuito dentro do Festival Cultural da Juventude.


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...