segunda-feira, 12 de agosto de 2019

XIII Conferência Municipal de Assistência Social teve início nesta segunda em Garanhuns

Foto: Aquilles Soares

Teve início nesta segunda-feira (12), a XIII Conferência de Assistência Social de Garanhuns, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Garanhuns, e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O evento segue até amanhã (13), com tema “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

O intuito da conferência é promover o amplo debate, com participação da sociedade civil e entidades públicas, para elaboração de propostas voltadas para a assistência social. “Já vimos discutindo as políticas públicas a partir da Constituição Federal, que garante a participação popular nestes espaços. Assim, não poderíamos deixar de realizar a conferência em nosso município, porque ouvindo o usuário de assistência social a gente vai poder discutir e trazer para esses espaços as deliberações que serão enviadas aos gestores”, declarou Mariza Marques, presidente do CMAS.

Hoje, a programação teve como sede o Chalé Recepções II, no bairro Heliópolis, e contou com a participação de diversas autoridades, conselheiros municipais e sociedade em geral. A mesa de abertura do evento teve também a presença do vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente; da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Célia Sobral; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mariza Marques; e da vereadora Luzia Cordeiro (Luzia da Saúde). “Que cada um aqui presente esteja ciente da importância destes debates; unindo os eixos municipal, estadual e federal, para garantia dos direitos de todos, em prol do desenvolvimento social da população de Garanhuns”, afirmou o vice-prefeito do município, Haroldo Vicente.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, foi promovida uma palestra magna com a psicóloga Brígida Ariadne, sobre o tema central do evento; com o intuito de promover a reflexão entre os participantes, qualificando as informações em relação aos eixos temáticos da conferência. Encerrando as atividades, houve um ato comemorativo; referente aos 23 anos de existência do Conselho Municipal de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos ressaltou a importância do momento para o debate acerca do desenvolvimento de políticas públicas na área. “Este é um momento essencial onde podemos ampliar as discussões ligadas à assistência social, fortalecendo o debate entre inclusão, exclusão social e financiamento público de forma acessível, estimulando assim, a participação popular”, pontuou a titular da pasta.

A discussão dos eixos temáticos, deliberações e eleição dos delegados acontece amanhã, a partir das 08h, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), na avenida Caruaru, n° 508.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário