sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Saúde de Arcoverde promove ações preventivas nas escolas e ‘Marcha Contra a Dengue’

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, através da Coordenação do Programa Saúde na Escola, está pondo em prática nesta semana, no município, o Projeto Tudo e Todos A Favor do Combate ao Aedes Egypit - com o lema 'Combate à Dengue, Um Dever de Todos - Um Direito Seu'.
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, vai acontecer o "Abra a porta", com visitas nas comunidades envolvidas e passando dicas de como plantar a Crotolária - leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras - que é um repelente natural de combate ao mosquito causador da dengue. 
"Descobriu-se na planta Crotolária uma poderosa arma biológica para o controle da dengue. Ela atrai a libélula - inseto predador do mosquito da dengue - que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti", explica João Serafim, coordenador do Programa Saúde na Escola.
"Já realizamos vários debates e palestras e capacitações nas escolas de Arcoverde sobre o enfrentamento à Dengue, afinal prevenção e informação são importantes nesse combate", esclareceu João.
As ações do Projeto Tudo e Todos A Favor do Combate ao Aedes Egypit vai culminar, na próxima sexta-feira, 30 de agosto, com a Marcha Contra Dengue, às 15h30, saindo do Parque Linear Portal do Sertão, no bairro da Boa Vista, até a Praça da Bandeira, no centro da cidade. 

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário