Advertisement

Facebook

Serrita se prepara para receber 49ª edição da Missa do Vaqueiro


Depois de levar todo o encantamento e tradição da cultura sertaneja para o litoral, a Missa do Vaqueiro de Serrita, a mais antiga dos sertões, retorna ao seu município berço para promover, entre 25 e 28 de julho, a 49ª edição do evento, conhecido nacionalmente por unir o profano e o sagrado numa programação que tem como ponto alto a realização da missa, sempre no quarto domingo de julho. Este ano, além dos shows gratuitos com nomes como Josildo Sá e Petrúcio Amorim, vaquejadas e pegas de boi, a Missa do Vaqueiro de Serrita traz novidades na programação. Entre elas, feira de artesanato, documentário, mini exposição e ainda haverá palestras sobre o universo sertanejo. 60 mil visitantes são esperados na edição.

Para começar, o evento recebe entre os dias 25 e 28 deste mês uma versão menor da exposição Tengo Lengo Tengo, ainda em cartaz no Museu Cais do Sertão, no Recife. Na mini exposição, os visitantes poderão conferir, gratuitamente, 60 fotos impressas retratando a história da Missa, o ofício do vaqueiro e as tradições da cultura sertaneja. As imagens ficarão expostas no auditório do Sebrae, parceiro do evento e com estrutura montada no Parque Estadual Padre João Câncio.  “Trazer uma parte da exposição para Serrita foi a forma que encontramos para agradecer e homenagear os vaqueiros que emprestaram suas imagens para que os visitantes do Cais do Sertão pudessem entender a grandeza da cultura sertaneja”, explica Helena Câncio, viúva do Padre João Câncio e uma das organizadoras do evento.

No Recife, a exposição Tengo Lengo Tengo segue recebendo uma média de 250 visitantes por dia, além de receber diversos elogios emocionados de sertanejos moradores da capital.

Nesta edição também está sendo produzido um documentário. A obra, que já registrou testemunhos de vaqueiros que estiveram no Recife, agora registrará esses profissionais em seu lugar de origem, o Sertão. A equipe de documentaristas, sob direção de Nilton Pereira, ainda filmará com drones a Missa do Vaqueiro de Serrita e seus entornos, com a proposta de mostrar ao público a grandeza do evento cultural.

Com a intenção de também proporcionar ao público o compartilhamento de saberes, na programação da 49ª Missa do Vaqueiro de Serrita haverão palestras gratuitas realizadas no auditório do Sebrae. A programação traz entre os convidados Antônio Souza, que falará sobre empreendedorismo na zona franca do semiárido nordestino, no sábado (27), a partir das 15h.

Artesanato que gera renda

Outra novidade é que diante da geração de renda e do valor que o artesanato do couro adquiriu, haverá dentro da Missa do Vaqueiro uma feirinha com produtos elaborados pelos mestres locais. Há décadas a Fundação Padre João Câncio desenvolve trabalhos de capacitação de estudantes de escolas públicas para aumentar a qualidade do artesanato do couro. A ideia do projeto de dar aos jovens noções dos conceitos de design resultou numa quantidade de peças lindas que podem ser apresentadas em qualquer lugar do País e do exterior. Na feira, o público poderá conferir objetos de decoração, de moda e de suvenirs. As barraquinhas também ficarão montadas no Parque Estadual Padre João Câncio. Vale ressaltar que toda a renda será revertida para a aquisição de mais matéria prima para a continuidade dos cursos ofertados.

Shows gratuitos

E como não podia ser diferente, a programação de shows, a parte mais profana da Missa do Vaqueiro, permanece e começa já na sexta-feira (26). Logo após a Vaquejada, será a vez do público conferir shows da banda Cheiro no Cangote, Henrique Brandão, Flávio Leandro, com participação especial de Daniel Gonzaga, Vitor Fernandes e Paixão di Vaqueiro.

No sábado (27), após a realização da vaquejada e pega de boi, sobem ao palco Paulo Sampaio, Donizete Batista, Adriano Estigado, Kinho Callou, Nanara Belo e Forró Santa Dose, Chambinho do Acordeon e Petrúcio Amorim.

No domingo é dia de celebrar a Missa do Vaqueiro. Para isso foram convocados os artistas Josildo Sá, responsável pela parte musical do culto, Flávio Leandro, Sarah Lopes, Pedro Bandeira, Chico Justino e Cícero Mendes, Ronaldo Aboiador, Fernando Aboiador e participação especial de Daniel Gonzaga.

Missa do Vaqueiro de Serrita conta com patrocínio da Empetur e do Governo do Estado de Pernambuco. Entre os apoiadores, Prefeitura de Serrita, Sebrae, Fundação Padre João Câncio, Apega (Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi) e Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil.

Sobre a história da Missa – Realizada anualmente sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Mas Gonzaga queria mais. Dessa forma, ele se juntou a João Câncio dos Santos – padre que ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão – para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.

Assim, em 1970, o Sítio Lajes, em Serrita, onde o corpo de Jacó foi encontrado, recebe a primeira Missa do Vaqueiro. De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas – como chapéu de couro, chicotes e berrantes – ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.

A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, porém contando com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo.

Programação musical

SEXTA-FEIRA (26)

VAQUEJADA
BANDA CHEIRO NO CANGOTE
HENRIQUE BRANDÃO
FLÁVIO LEANDRO (PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE DANIEL GONZAGA)
VITOR FERNADES
PAIXÃO DI VAQUEIRO

SÁBADO (27)

VAQUEJADA E PEGA DE BOI
PAULO SAMPAIO
DONIZETE BATISTA
ADRIANO ESTIGADO
KINHO CALLOU
NANARA BELO E FORRÓ SANTA DOSE
CHAMBINHO DO ACORDEON
PETRÚCIO AMORIM

DOMINGO – MISSA DO VAQUEIRO (28)

JOSILDO SÁ
FLAVIO LEANDRO
SARAH LOPES
PEDRO BANDEIRA
CHICO JUSTINO E CÍCERO MENDES
RONALDO ABOIADOR
FERNANDO ABOIADOR
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE DANIEL GONZAGA

Serviço – 49 anos da Missa do Vaqueiro

Quando: De 25 a 28 de julho
Local: Parque Estadual João Câncio - Serrita/Pernambuco
Atrações: Shows de bandas locais e nacionais, pega de boi, vaquejada, feira de artesanato, mine exposição, documentário, palestras e missa realizada no domingo

Gratuito

Verbo Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...