Advertisement

Facebook

Prefeitura de Arcoverde promove audiência pública do primeiro quadrimestre de 2019

Foto: Israel Leão
Nesta quinta-feira, 11 de julho, a Prefeitura de Arcoverde realizou a Audiência Pública de Prestação de Contas do município, referente ao primeiro quadrimestre de 2019. A iniciativa aconteceu na Câmara de Vereadores de Arcoverde, com as participações da prefeita Madalena Britto; do vice-prefeito Wellington Araújo; do controlador geral do município, Aldênio Ferro; do representante do Corpo de Bombeiros, Tenente Temas; e dos vereadores Weverton Siqueira, Luiza Margarida e Cleriane Medeiros.
O controlador Aldênio Ferro fez as saudações iniciais, explicando que a audiência também estava contando com a prestação de contas das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, e Educação e Esportes. “Iremos apresentar os relatórios de gestão fiscal, tendo como objetivo mostrar a transparência pública e avaliar os cumprimentos das metas fiscais para este ano, levando em conta os primeiros quatro meses”, frisou o controlador.
Em seguida, a prefeita Madalena Britto destacou em seu discurso a obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual está sendo cumprida devidamente na cidade. “Nós temos que apresentar à população de Arcoverde como trabalhamos, como o dinheiro público está sendo empregado e isso nós fazemos de uma forma transparente, onde todos acompanham de perto tudo o que está acontecendo. Aqui, ficamos muito confortáveis, porque sempre mostramos os resultados em prol do povo e vendo o que é prioridade, apesar das imensas dificuldades atravessadas”, avaliou a gestora municipal.
As secretárias municipais Patrícia Padilha (Assistência Social), Zulmira Cavalcanti (Educação e Esportes) e Andréia Britto (Saúde), apresentaram dados sobre ações, programas, atendimentos, parcerias e uma série de benefícios incorporados por cada uma das pastas. Na ocasião, as gestoras também ressaltaram como avaliação, o comprometimento de melhorias atingidas no decorrer nos primeiros meses do ano.
Já na etapa final da audiência pública, o técnico Jairo Luz, do CESPAM, empresa que presta assessoria contábil à Prefeitura de Arcoverde, demonstrou os números efetivos envolvendo índices de receitas, despesas, resultados orçamentários, resultados primários, disponibilidade de caixa, além de aplicações no Fundeb e despesas com as áreas de Saúde e Educação, entre dados relevantes incorporados à administração pública.
De acordo com o técnico, o resultado primário da gestão alcançou índices positivos entre os meses de janeiro a abril de 2019. “O município de Arcoverde, ao contrário da União Nacional está superavitário em R$ 313 mil. Isto é um resultado primário excelente e mostra que o município tem saúde financeira para qualquer passivo contingente que venha futuramente a existir”, explicou Jairo, demonstrando posteriormente outros dados relevantes, além de receitas e despesas da FPPS, envolvendo aposentados inativos e pensionistas, entre distintos parâmetros durante o período analisado pelo CESPAM.
O vice-prefeito Wellington Araújo fez uso da palavra no encerramento da audiência, atribuindo que “os números das ações já relatam o quanto a prefeita Madalena Britto e sua equipe tem zelo e atenção especial para com o povo de Arcoverde”. Os vereadores Weverton Siqueira, Luiza Margarida e Cleriane Medeiros também se pronunciaram, defendendo as diversas iniciativas apresentadas pela gestão municipal, assim como as metas fiscais cumpridas no decorrer do primeiro quadrimestre do ano.
As informações abrangendo todos os dados fornecidos já se encontram disponíveis no Portal da Transparência do Município (www.arcoverde.pe.gov.br/transparencia), além do site da Secretaria do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) e no site do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (www.tce.pe.gov.br).
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...