sexta-feira, 12 de julho de 2019

Arcoverde realiza a 47ª Festa do Agricultor de Caraíbas, nos dias 26 e 27 de julho

Arte: Robson Lima
A Prefeitura de Arcoverde, através das secretarias municipais de Turismo e Eventos, e de Cultura e Comunicação, realiza em parceria com a Associação Cultural Reisado de Caraíbas, a 47ª Festa do Agricultor de Caraíbas, na zona rural do município. Programado para os dias 26 e 27 de julho, o evento terá como tema: ‘A Tradição dos Irmãos do Reisado na Terra do Agricultor’, homenageando os mestres Paulo e Antônio Cruz, integrantes do grupo Reisado de Caraíbas, originado na povoação localizada a aproximadamente 10km do centro de Arcoverde.
“A festividade, que historicamente encerra o ciclo junino da cidade no último final de semana do mês de julho, contará este ano com apresentações de trios pé de serra e atrações forrozeiras em geral, além de grupos culturais de samba de coco e reisado, no Palhoção do Agricultor, montado ao lado da igrejinha do povoado”, informou o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco.
Também são instaladas barraquinhas para o público adquirir comidas e bebidas típicas da temporada, como milho, canjica, pamonha e bolos, além de espetos de carne de bode, uma das especiarias da região. Complementam o evento a tradição do novenário do agricultor, torneios esportivos, alvoradas festivas, exposições com elementos que marcam a saga dos agricultores e dos santos homenageados no período junino, como: Santo Antônio, São João, São Pedro e Sant'Ana (padroeira dos agricultores), dentre outras atrações.
“Como nas edições anteriores da festa, e de forma especial nos últimos seis anos, espera-se um público estimado em aproximadamente cinco mil pessoas (mais de três vezes a população da sede do povoado), vindas da zona urbana de Arcoverde e também de cidades da região como: Pesqueira, Pedra, Venturosa, Alagoinha e Sanharó, além de turistas oriundos da Região Metropolitana do Recife e de outros estados, que prestigiam o evento em busca de beleza, originalidade e peculiaridades que a mesma apresenta”, ressalta Albérico Pacheco.
Este ano, a Prefeitura de Arcoverde disponibiliza ao evento a infraestrutura de palhoça, sistema de sonorização, iluminação, decoração, entre outras ações, promovendo intervenções no entorno da povoação, objetivando liberar uma área para estacionamento, além de providenciar todas as melhorias nos acessos ao povoado e, de forma especial, o principal acesso, asfaltando aproximadamente um km entre o povoado e a BR 232, na altura do km 250.
Nesta 47ª edição, a Festa do Agricultor de Caraíbas conta com o apoio da Pitú e do Governo de Pernambuco, através da Empetur, Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Cultura e Fundarpe.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário