quinta-feira, 25 de julho de 2019

Espetáculo "Birita Procura-se" acontece nesta sexta-feira no Teatro Luiz Souto

O Espetáculo fala sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Foto: Renato Oliveira

Nesta sexta-feira, 26 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, acontece o espetáculo “Birita, Procura-se" , da companhia de teatro A Casa das Lagartixas. A peça conta a história de Birita, uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante na sociedade.
A personagem é vivida pela atriz e palhaça, Ariadne Antico, palestrante e produtora, graduada em Gestão de Recursos Humanos, especialista em Inteligência Emocional e Gestão de Equipes, tem formação em Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach e deficiente. Isso mesmo, Ariadne nasceu com Paralisia Cerebral tipo Coreoatetóide Global, que afeta a coordenação motora. Segundo os médicos, ela não iria andar e muito menos falar. 
Em conversa com o blog Ariadne falou sobre a vinda ao Festival de Inverno de Garanhuns e sobre a peça que ela é protagonista " Eu defendo muito a não super proteção das pessoas com deficiência, essa é a minha luta. Esse trabalho que nós vamos apresentar no festival o Birita Procura-se, é uma crítica sobre as oportunidades de trabalho sabe. As pessoas com deficiência não tem muito como escolher um emprego né? Por que as vagas são vagas de cota pra deficiente e normalmente essas vagas são de nível operacional. Eu já trabalhei em algumas empresas cumprindo uma dessas vagas e em nenhuma delas foi levada em conta a minha formação e a minha capacidade sabe. Normalmente quando a gente vai pra essas empresas, a gente não é tratado como um funcionário qualquer. Eu me sentia muito um peso de papel na empresa, por que eu sempre tinha que brigar muito para ter trabalho, sabe. Para me passarem responsabilidades, enfim. E esse é o assunto do espetáculo".

Estou muito feliz de vir a Garanhuns por estar mais perto do sertão. Eu tenho muita vontade de ir ao Sertão.

O espetáculo conta com a direção de Ésio Magalhães e está na estrada há um ano.

A exibição de Birita Procura-se acontece no Teatro Luiz Souto Dourado, às 18h.

Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário