Advertisement

Facebook

Tempestade ameaça Recife e Maceió nesta segunda-feira

Imagem: Clima Tempo

Novas áreas de instabilidade crescem no litoral leste do Nordeste e ameaçam provocar mais chuva forte sobre Recife. Desta vez, a tempestade pode atingir também a região metropolitana de Maceió e outras áreas no litoral de Alagoas. Há potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

No fim da semana passada, a região da capital de Pernambuco sofreu com graves alagamentos por causa da chuva muito volumosa. Somente entre os dias 13 e 14 de junho, em um local de Recife, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 147,2 mm de chuva. No total de 48 horas, entre 12 e 14 de junho, choveu 213,6 mm que representam 55% da média de chuva para todo o mês de junho. Vários municípios da região metropolitana de Recife tiveram transtornos provocados pela chuva forte do fim da semana passada.

No começo da tarde do domingo, 16, a região metropolitana de Recife estava com muita nebulosidade e chuva e já era possível observar nuvens bastante carregadas próximas ao litoral de Pernambuco. A região de Maceió tinha só muita nebulosidade.

Na imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES-16, às 13h30 em Brasília (16:30 UTC), as nuvens com potencial para chuva moderada a forte aparecem como manchas vermelhas, alaranjadas e amarelas.

Segunda-feira com muita chuva

As áreas de instabilidade avançam do mar e provocam muita chuva sobre o litoral de Pernambuco e de Alagoas nesta segunda-feira, 17 de junho. As regiões metropolitanas de Recife e de Maceió também ficam com tempo instável, com predomínio de céu nublado e chuva no decorrer do dia.  A situação é de alerta para chuva forte e volumosa durante várias horas, com potencial para causar mais alagamentos, desmoronamentos e queda de barreiras. A quantidade de chuva esperada sobre Recife é maior do que a prevista para Maceió. 

Quando a chuva diminui?

Estas áreas de instabilidade vão enfraquecer já na terça-feira, 18 de junho. A chuva ainda deve ocorrer a qualquer hora, mas já não será volumosa. A partir da quarta-feira, 19, e até o fim da semana, o sol volta a aparecer forte e nebulosidade diminui. Ainda pode chover no litoral de Alagoas e de Pernambuco, mas de forma passageira e com fraca intensidade.
Por enquanto, não há expectativa do retorno da chuva intensa a partir da terça-feira e até o fim da semana.

O outono está terminando. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 12h54 pelo horário de Brasília.

Informações: Clima Tempo

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...