terça-feira, 4 de junho de 2019

Mestre Assis Calixto é habilitado ao Concurso de Patrimônio Vivo de Pernambuco

Foto: Amannda Oliveira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, divulgaram a lista de candidatos habilitados no XIV Concurso do Patrimônio Vivo de Pernambuco e o Mestre Fransico de Assis Calixto Montenegro, conhecido como Assis Calixto, do Samba de Coco Raízes de Arcoverde está entre os habilitados.

O Mestre Assis Calixto, segue o legado deixado pelo seu irmão e criado do Samba de Coco raízes de Arcoverde, Lula Calixto. Há anos ele visita as salas de aula da cidade para apresentar a história do coco a jovens e crianças, além de realizar diversas oficinas ensinando a fazer os tamancos de madeira , marca registrada do samba de coco na cidade. O mestre também é conhecido pelas música que retratam o cotidiano interiorano e a arte produzida com material reciclável ou madeira.


A próxima etapa do processo é a validação das candidaturas pela Comissão Especial de Análise.  

O programa de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 (vinte) anos, contados da data do pedido de inscrição.

LEI – Importante política cultural de salvaguarda, a lei dos Patrimônios Vivos é a primeira lei do tipo no Brasil, tem como objetivo reconhecer, valorizar e apoiar mestres e grupos que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular – formas de expressão, saberes, ofícios e modos de fazer, em especial, os que sejam capazes de transmitir seus conhecimentos, técnicas e habilidades às novas gerações de alunos e aprendizes, objetivando a proteção e a difusão do patrimônio pernambucano.

Conheça a lista completa de habilitados e inabilitados do XIV Concurso do Patrimônio Vivo – 2019. A etapa seguinte é avaliação das candidaturas pela Comissão Especial de Análise. Em relação aos inabilitados, estes podem apresentar o recurso até o próximo dia 17/6 (segunda-feira), de acordo com o formulário específico.

Informações: Fundarpe/Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário