quinta-feira, 20 de junho de 2019

Arcoverde ganha Parque Linear com festa

Amannda Oliveira
Foto: Amannda Oliveira

A Prefeitura de Arcoverde irealizou na tarde de quarta-feira,  19 de junho, a inauguração do Parque Linear Portal do Sertão Eduardo Henrique Accioly Campos. O evento reuniu moradores dos bairros do São Geraldo e Boa Vista, lideranças comunitárias, sociedade civil, além dos poderes executivo e legislativo.

Foto: Amannda Oliveira
Foto: Amannda Oliveira
O espaço foi aprovado por moradores como dona Maria de Lourdes, que é cadeirante. "Eu achei ótimo aqui. Eu já tinha visto conhecer antes da inauguração. Essa é a terceira vez que eu venho aqui. Eu vim olhar o espaço e o povo. Eu nunca ia a outra praça por que era muito longe pra mim. Agora eu ganhei esse espaço aqui. Tá aprovado viu! É mil! Nós estávamos precisando de um lugar desse aqui. A noite fica lindo aqui e eu que sou cadeirante consigo vir pra cá pelas rampas. Foi ótimo!"
Foto: Amannda Oliveira
Foto: Amannda Oliveira
Para Maria Francisca mora na Rua dos Mascates " Eu achei aqui uma beleza! Eu já tenho vindo aqui com a minha colega pra desfrutando disso aqui. A noite a gente tem vindo praqui desfrutar do espaço por que fica lindo a noite. Mudou a cara desse local que era sujo, as pessoas jogavam lixo, as árvores eram quase mortas. Espero que as pessoas cuidem daqui por que a gente não vai aceitar que ninguém estrague esse espaço. Isso aqui é nosso. Tem que ter vigia aqui. "
                                                                  Foto: Amannda Oliveira
Juliane Alves possui mobilidade reduzida e reside há 40 anos em frente a Praça do São Geraldo, para ela, o parque linear é um espaço necessário as famílias do bairro. "Aqui tem rampa e está tudo de acordo com a acessibilidade de nós. Um espaço desse é muito importante pra gente trazer as crianças no domingo e vim a noite. Madalena tá de parabéns! Aprovado!"
A solenidade contou com a apresentação da crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da Secretaria de Assistência Social, dos idosos da Casa 60+, Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, Zé Coco e Forró Água de Coco, Quadrilha Junina Arraiá das Praças , dentre outros.
     Foto: Amannda Oliveira
                                                                   Foto: Amannda Oliveira
A prefeita Madalena Britto, esteve no evento acompanhada do vice-prefeito Wellington Araújo, além dos vereadores Weverton Siqueira, Luiza Margarida e Cleriane Medeiros, e secretários municipais. O secretário municipal de Obras e Projetos Especiais, Aildo Biserra, foi o responsável pelo descerramento da placa.
Espaços como o Parque Linear são de extrema importância para a população. É necessário e direito de todos ter espaços públicos de convivência de lazer, práticas de esportes e espaço para as crianças brincarem. Obras como essa mudam os bairros, valorizam áreas antes deterioradas e trazem de volta aos moradores o orgulho de habitar naquele lugar, desperta neles o sentimento de desperta, de entender que aquele lugar foi criado para eles e a vontade de cuidar e de preservar. Isso ficou muito claro em todos os depoimentos colhidos por este blog junto aos moradores.
O projeto do Parque Linear Portal do Sertão Eduardo Henrique Accioly Campos teve o investimento total de R$ 750 mil, com recursos oriundos do Ministério do Turismo e mais contra partida do município. Localizado nas imediações da Escola Antônio Japiassú e do Esporte Clube Municipal, a obra seguiu a definição técnica de parque linear para área urbana ou suburbana, agregando também em 3.800 metros de área, mais de 40 plantas, como Ypês (Tabebuia), Spathodea (conhecida por Bisnagueira) e Filicium Decipiens (tipo de Samambaia) e palmeiras. 
Confira mais algumas imagens da inauguração:


  Foto: Amannda Oliveira
   Foto: Amannda Oliveira

  Foto: Amannda Oliveira

   Foto: Amannda Oliveira

   Foto: Amannda Oliveira

   Foto: Amannda Oliveira

   Foto: Amannda Oliveira

Foto: David Mayer

  Foto: Amannda Oliveira

  Foto: Amannda Oliveira

Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário