Advertisement

Facebook

Governo de Pernambuco lança convocatória para o Festival de Cinema de Triunfo 2019

Evento acontece entre os dias 29 de julho e 10 de agosto, no município de Triunfo,

Foto: Fundarpe
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lança o edital (disponível aqui) do 12º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece entre os dias 29 de julho e 10 de agosto, no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú. Cineastas de todo o Brasil podem inscrever curtas e longas-metragens até o dia 6 de maio para concorrer à Mostra Competitiva do evento, que acontece no Cineteatro Guarany, às margens do lago João Batista e um dos cartões postais de Pernambuco.
Este ano, pela primeira vez, as inscrições serão completamente on-line, por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. Os realizadores deverão acessar o link www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/191 para se cadastrarem como agentes culturais e preencher o formulário eletrônico disponível no endereço citado. Em anexo, deverão ser enviadas três fotos de divulgação do filme. No formulário de inscrição, também deverá ser informado o link para acesso ao filme e a sua senha de exibição, quando for necessário.
Vale destacar que serão aceitas inscrições de filmes brasileiros de quaisquer formatos, desde que tenham sido finalizados entre janeiro de 2017 e os meses vigentes de 2019 e que possuam cópia de exibição em formato digital FullHD (resolução 1.920 x 1.080).
Desde a sua primeira edição, em 2008, o Festival já exibiu mais de 650 filmes, contribuindo para a formação de público e de profissionais da área no Sertão do Pajeú. “A consolidação do Festival de Cinema de Triunfo no calendário nacional é notável quando vemos que a cada ano recebemos cada vez mais inscrições para a mostra competitiva e contamos com uma plateia maior. Além de apresentar para a região o cinema que vem sendo feito em todo País, o evento também funciona como uma grande vitrine para a produção pernambucana, que tem espaço garantido na programação”, observa o secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto.
O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, destaca a importância das atividades de formação promovidas pelo evento. “Através do Festival de Cinema de Triunfo, também buscamos incentivar a população da região a fazer seu próprio cinema. Através das oficinas e outras atividades formativas, queremos capacitar aqueles que estiverem interessados no setor para que a gente possa ouvir cada vez mais nosso sotaque retratado na tela grande, valorizando nossa cultura”, comenta.
Cerca de 36 filmes serão selecionados. A lista será divulgada no portal Cultura.PE até o dia 21 de junho de 2019. Os títulos serão avaliados por uma Comissão de Mérito, composta por, no mínimo, três pessoas, representantes da Gerência de Política Cultural da Secult-PE e por profissionais da área, de reconhecido saber e competência no campo Audiovisual, indicados pelo Conselho Consultivo do Audiovisual e designadas pela Secretaria Estadual de Cultura. Com um orçamento total de R$ 200 mil, o festival distribui prêmios em dinheiro para os melhores filmes eleitos pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular, além do Troféu Caretas.
Esclarecimentos e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail audiovisualpe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184-3076.
Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...