Advertisement

Facebook

Curta Na Serra leva Cinema, teatro e música a Serra Negra em Bezerros

Foto: Juarez Ventura

Uma sala de cinema em uma das paisagens mais bonitas do Agreste pernambucano. Nesta Semana Santa, dias 20 e 21 de abril, o povoado de Serra Negra, há 9km de Bezerros, será palco da segunda edição do Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre. O evento tem como objetivo oferecer cinema gratuito à população da região, com uma programação diversa de filmes independentes feitos no Nordeste, além de outras atividades e shows musicais.

A edição 2019 traz o recorte de curtas-metragens nordestinos, abraçando a pluralidade de linguagens audiovisuais produzidas na região, como ficção, documentário, videoclipe, entre outras. A curadoria foi feita pelos produtores Marlom Meirelles, Eva Jofilsan e Amanda Ramos, enfocando duas vertentes – 11 filmes no primeiro dia, trazendo a temática da arte como resistência social e política; e, no segundo, 7 filmes que provocam reflexões sobre afeto e coletividade em tempos de ódio e intolerância.

O recorte de filmes perpassa temáticas como empoderamento feminino, a importância da arte para a construção da sociedade, a resistência da cultura e das boas tradições do Nordeste, além de respeito à diversidade sexual e de gênero. Ao todo, são cerca de 3h30 de programação audiovisual gratuita, exibida em telão ao ar livre no anfiteatro do Mirante de Serra Negra. A sessão do sábado começa às 19h, e a do domingo às 18h.

A ação acontece de forma a incentivar a produção audiovisual do Nordeste e também aproximar a Sétima Arte de uma localidade onde essa linguagem artística não chega. “O Curta Na Serra vem para trazer possibilidades ao público do Agreste de se informar e se emocionar com a telona, sobretudo com os filmes feitos no Nordeste”, detalha Marlom Meirelles, diretor da Eixo Audiovisual, produtora que realiza o evento.

HOMENAGENS - Como de costume, o Curta Na Serra rende homenagens a artistas importantes, tanto da área do cinema quanto de outras áreas, contemplando pelo menos uma personalidade de Bezerros. No primeiro dia, a sessão de filmes começa com solenidade de abertura e uma homenagem à atriz Marcélia Cartaxo, paraibana que figurou em telenovelas e filmes nordestinos nas últimas décadas. No segundo dia, o artesão bezerrense Lula Vassoureiro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, será agraciado por sua contribuição às artes plásticas, pela confecção de máscaras de papangu ao longo de sua vida.

SHOWS - O Curta Na Serra traz também apresentações ao Polo Cultural de Serra Negra, reverenciando projetos de música autoral pernambucana e também espetáculos cênicos. No sábado (20), após a sessão, a Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo, formado pelos artistas Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi, com direito a festa posteriormente com os DJs Clássico dos Clássicos. No domingo (21), a programação começa à tarde: às 16h tem o espetáculo “Histórias da Caixola”, com contação de histórias por Alexandre Revorêdo e Stephany Metódio; às 16h30 é a vez do espetáculo “TrupeÇando”, do palhaço Allan Barros; às 17h, o Som Na Rural recebe show da caruaruense Gabi da Pele Preta.

ENCONTRO DO AUDIOVISUAL – A Casa das Flores será palco do Encontro do Panorama Nordeste, atividade paralela do II Curta Na Serra. Às 10h do domingo (21), um grupo formado por realizadores de filmes, mostras e festivais do Nordeste vai se encontrar para dialogar sobre o atual cenário de produção audiovisual da região, de forma a discutir entraves e potencialidades. Realizadores do Agreste também estarão presentes para intercâmbio de saberes, contemplando a realidade do cinema na localidade.

SOBRE O EVENTO – O Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre é uma realização da produtora Eixo Audiovisual com coprodução da Espiral Filmes. A primeira edição do Curta Na Serra ocorreu em 2017 e mobilizou centenas de pessoas em torno das atividades promovidas, ajudando a aquecer o turismo cultural em Bezerros. A segunda edição ocorre com patrocínio da Prefeitura Municipal de Bezerros e incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:
II Curta Na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre
Quando: sábado e domingo, 20 e 21 de abril de 2019
Onde: Serra Negra – Bezerros/PE
Gratuito

Programação:

SÁBADO, 20 DE ABRIL:

Panorama 1: Nossa Arma é o Cinema – Anfiteatro de
Serra Negra, 19h.

* Cerimônia de abertura;

* Homenagem a Marcélia Cartaxo;
* Exibição de filmes:

Ultravioleta (PB)
O Poeta do Barro Vermelho (AL)
Julian, Sem A, Sem O (PB)
Tempo Circular (PE)
Não Te Quero Mais Mizéra (PE)
Desyrrê (PE)
Impávido Colosso (PE)
Eu o Declaro Meu Inimigo (PE)
Quanto Craude no Meu Sovaco (PE)
Avalanche (AL)
Revólver (PE)

Shows – Polo Cultural de Serra Negra, 22h.
Som Na Rural recebe o projeto Corre-Campo: Marcello Rangel, Ágda Moura e Luiza Fittipaldi + Festa com DJs Clássico dos Clássicos.

DOMINGO, 21 DE ABRIL:

Encontro do Panorama Nordeste – Casa das
Flores, 10h.


DOMINGO, 21 DE ABRIL:

Encontro do Panorama Nordeste – Casa das
Flores, 10h.


Shows e Espetáculos – Polo Cultural de Serra
Negra, 16h.


* Histórias da Caixola - Contação de histórias com Alexandre Revoredo e Stephany Metódio;

* Espetáculo TrupeÇando, com o palhaço Allan Barros;

* Som Na Rural recebe Gabi da Pele Preta.

Panorama 2: Segura Minha Mão – Anfiteatro de Serra Negra, 18h.

Homenagem a Lula Vassoureiro;
Exibição de filmes:

Família Tropa Trupe – O Circo Enquanto Vida (RN)
Guaxuma (PE)
Nova Iorque (PE)
Clandestino (SE)
Terra (PE)
O Som do Silêncio (BA)
Bala Perdida (PE)

Milton Raulino

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...