Advertisement

Facebook

Secretaria de Educação e Associação de Surdos de Arcoverde promovem Curso de Libras

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde em parceria com a Associação de Surdos de Arcoverde promovem a partir deste sábado, dia 09, um Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para 25 participantes, na Escola Barão do Rio Branco, bairro do São Miguel. As vagas já foram preenchidas por professores e funcionários da escola, além de moradores do bairro. A proposta é que estas pessoas possam repassar para os outros tudo que aprender no curso, multiplicando assim, os saberes.

O curso será ministrado sempre aos sábados e terá uma duração entre oito a dez meses. Depois que esta turma concluir, outras escolas serão escolhidas para beneficiar novos grupos. Para a secretária de Educação, Zulmira Cavalcante, “o objetivo é ajudar a popularizar a comunicação através dos sinais. Queremos apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação, sobretudo para quem lida com os portadores de deficiência auditiva mesmo que de forma indireta”.

Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...