Advertisement

Facebook

Sambistas Belo Xis e Gerlane Lops são os homenageados do Carnaval do Recife em 2019

Foto: Andrea Rego Barros

A Prefeitura da cidade do Recife, anunciou nesta segunda-feira (7), os grandes homenageados do Carnaval da capital pernambucana no ano de 2019. Recife vai homenagear os cantores e compositores Belo Xis e Gerlane Lops. Para representar o gênero samba tão importante na folia de momo com seus mais de 20 blocos e escolas de samba que realizam ensaios nas prévias e desfilam no período momesco, exaltando uma tradição que data da década de 1930.
 
A cidade é considerada o terceiro maior pólo do gênero no Brasil. "Esta é uma homenagem importante e começamos muito bem o nosso Carnaval de 2019. A homenagem a Gerlane Lops e Belo Xis é também uma reverência ao samba. A população curte muito e gosta muito do samba e esses dois ícones representam muito bem este sentimento na nossa cidade", afirmou o prefeito.
 
Bastante emocionada com o reconhecimento, a cantora Gerlane Lops agradeceu a homenagem prestada pela Prefeitura. Para ela, o gesto fortalece o ritmo na cidade. "Acho que o ritmo precisava dessa homenagem. A gente consegue colocar dentro do samba que é feito aqui as nossas origens e fazer uma boa mistura, cada um com seu swing. O mais importante é o povo, que eu acho que ficará feliz com essa homenagem", comentou Gerlane, que tem 27 anos de carreira.
 
Com 45 anos de estrada no samba, o cantor Belo Xis também se emocionou com a homenagem. "Agora é esperar que o Carnaval chegue logo para curtir este momento maravilhoso", afirmou. Na leitura dele, este será um momento para valorizar ainda mais o ritmo na cidade. "O samba já é um gênero muito forte dentro da nossa cidade e, agora, vai ser ainda mais", destacou Belo Xis. 
 
A história do samba no Recife vem de longa data. Os primeiros registros datam da década de 1930, mesma época do surgimento das escolas de samba do Rio de Janeiro. As primeiras referências do samba de escolas encontram-se no bairro de Casa Amarela, na batucada o Bando da Noite, mais tarde chamada Escola de Samba Quatro de Outubro. Hoje há diversas agremiações e grupos percussivos na Imbiribeira, Afogados, São José, Bomba do Hemetério, Areias, Joana Bezerra e Santo Amaro.
 
No Recife, o samba é a base de dois tipos de grupos carnavalescos. A escola de samba é uma agremiação que possui uma organização bem definida composta por alas, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, além de ter um tema e samba enredo que define como serão seus os carros alegóricos e as fantasias dos integrantes. Além disso, os grupos desfilam e competem anualmente no período do carnaval, assim como as escolas do Rio de Janeiro e São Paulo. Já os blocos de samba são grupos de percussão que podem ter na sua composição fantasias e alas parecidas com as escolas, mas sem uma estrutura rigorosa. Os blocos também não participam do concurso. A essência é a orquestração do samba.
 
Conheça um pouco mais sobre os homenageados do Carnaval do Recife 2019:
 
 
Belo Xis – Com 71 anos de idade, Antônio José de Santana, mais conhecido como Belo Xis, é bamba de nascença. Filho de pai e mãe de sambistas, cresceu entre rodas de samba intermináveis no quintal de casa. Chegou a ser jogador de futebol profissional, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou por grandes clubes, como Santa Cruz, Sport, Vasco e Madureira. E quanto mais longe de casa estava, mais perto do samba chegava. Na Cidade Maravilhosa, conheceu e gravou com grandes sambistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Leci Brandão e Neguinho da Beija Flor. Lançou cinco LPs e sete CDs. E ganhou cadeira cativa na ala de compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel. Mas seu coração é da Gigantes do Samba e ninguém tasca. Há 45 anos, é compositor e intérprete da escola, na Bomba do Hemetério, que escolheu para pouso e morada de seu coração sambista.
 
Gerlane Lops – Cantora e percussionista, Gerlane Lops descobriu a música cedo. Aos quatro anos de idade, já cantava no coral infantil Catavento. Mais tarde, decidiu rimar talento, prazer e vocação com formação. Sem soltar o microfone, estudou canto no Conservatório Pernambucano de Música e cursou Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Paralelamente, manteve uma intensa carreira nos palcos, com três CDS e um DVDs gravados e incontáveis apresentações no Recife e em diversas outras capitais do Nordeste e do País. Em mais de duas décadas de muito samba, já venceu vários concursos musicais, embalou muitas multidões e, aos 44 anos de idade, consagrou-se um dos principais sinônimos de samba no Recife.

Informações: PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...