Advertisement

Facebook

Programação do Carnaval do Recife 2019 é divulgada

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O Prefeito Geraldo Júlio, anunciou nesta quarta-feira 30), a programação do Carnaval da cidade do Recife que este ano homenageia os sambistas Gerlane Lops e Belo Xis. 
A decoração da cidade estará repleta de ícones que remetem aos clássicos brincantes da Folia de Momo. A festa terá 45 polos, espalhados em toda a cidade e a grade conta com 99% de artistas pernambucanos.
 
O prefeito ressaltou ainda o incremento do trade turístico durante o Carnaval. "A ocupação hoteleira indica que o Recife vai receber muitos turistas, o que vai resultar em aumento de renda para a cidade. É um incremento financeiro não só na economia da cultura, mas na economia do turismo. O Carnaval estimula quem trabalha nos hotéis, com transportes, com segurança ou limpeza. São oportunidades de emprego sendo geradas nesta época", acrescentou. 
 
E, na capital pernambucana, a festa já começou. Teve início nessa terça (29), uma programação quase diária de prévias carnavalescas, que incluem acertos de marcha, Terças Negras Especiais de Carnaval e ensaios de maracatu. Ao todo, serão mais de 40 atividades que colocarão o recifense e os turistas em contato com o que há de mais genuíno na cultura da cidade. 
 
Durante os quatro dias de Momo, passarão pelos palcos artistas da terra como Spok, Maestro Forró, Antúlio Madureira, Nena Queiroga, Almir Rouche, Almério e André Rio. Ainda se integram à folia, nomes nacionais como Baiana System, Monobloco, Alcione, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos, Jorge Aragão, Natiruts e Leci Brandão. De volta aos palcos, a banda Cordel do Fogo Encantado promete agitar o público do Marco Zero, na segunda de Carnaval (4).
 
Para vestir a cidade e entrar no clima da festa, a Prefeitura inovou e assumiu integralmente, pela primeira vez, a decoração momesca. Após mais de uma década de bons serviços prestados à cidade do Recife, o arquiteto Carlos Augusto Lira se despede do ciclo carnavalesco para dar espaço aos novos talentos e o desafio foi assumido pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional.
 
Para o desafio, o time vai reverenciar o folião e o amor pelo Carnaval com uma paleta de cores quentes e vibrantes, repletas de texturas criadas especialmente para a festa. Entre as novidades, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com volumetria e serão dedicadas às sonoridades que fazem o caldeirão de ritmos da maior festa do Recife.
 
"Pela primeira vez em muitos anos, assumiremos integralmente o projeto de decoração da festa, que coloca o folião, sua alegria, sua criatividade e as muitas personalidades que ele assume para curtir a festa, como protagonistas das peças, que contarão com elementos 3D e serão quase que exclusivamente aéreas, para abrir alas para o público usufruir das ruas da cidade. Serão utilizadas mais de 100 figuras", explicou Diego.
 
Com foco no tradicional carnaval recifense, a programação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer durante o mês de fevereiro vai percorrer o circuito de agremiações e vivenciar importantes pontos históricos da nossa folia. Segundo a titular da pasta, Ana Paula Vilaça, os números indicam uma ocupação hoteleira acima de 95%. "Toda a cadeia produtiva do turismo ganha com isso, hoteis, bares, restaurantes, os taxistas. Então, a gente promete uma festa com uma movimentação econômica muito grande na nossa cidade", contou Ana Paula. 
 
Presente no cotidiano da cidade desde o início do século 20, o samba se funde ao frevo e ganha protagonismo no Carnaval 2019. Para quem dedicou a vida ao ritmo, a homenagem este ano veio carregada de emoção. Com 45 anos de carreira, Belo Xis agradeceu a homenagem e se comprometeu a alegrar os foliões. "Pensava que já tinha atingido o ápice da minha alegria, mas estava errado. Agora sim, estou completo. É uma emoção que não sei nem como explicar. É uma responsabilidade muito grande, mas é uma felicidade enorme também", afirmou.  Para Gerlane Lops, samba e frevo são ritmos irmãos. "Vamos mostrar isso na abertura do Carnaval. Podem contar com muita alegria, frevo e samba. Todo mundo junto", contou a cantora, que está nos preparativos para participar da abertura da festa. 



Confira a programação:

MARCO ZERO

SEXTA-FEIRA (1)

Gerlane Lops
Maestro Forró, Nena Queiroga e Almir Rouche
Belo Xis

SÁBADO (2)

Lula Queiroga, Pedro Luis, Roberta Sá e Marcelo Jeneci
Fafá de Belém
André Rio, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda e Som da Terra
Paralamas dos Sucessos 

DOMINGO (3)

Samba no Recife, convidados Adriana B e artistas locais
Leci Brandão
Alcione 
Monobloco 

SEGUNDA-FEIRA (4)

Gustavo Travassos, Belo Hortis, Luciano Magno e Coral Edgar Moraes
Jota Quest
Cascabulho, Zezé Mota, Daúde e Tony Tornado
Cordel do Fogo Encantado 

TERÇA-FEIRA (5)

Alceu Valença
Gaby Amarantos
Elba Ramalho
Spok e Frevo Orquestra Tânia Alves
Orquestrão 

ARSENAL

SÁBADO (2)
Claudio Almeida

Antônio Nóbrega
Tibério Azul
Geraldo Azevedo e Transversal Frevo Orquestra
Romero Ferro

DOMINGO (3)

Antúlio Madureira
Família Salustiano
Roberta Sá
Sagrama
Silvério Pessoa 
Quinteto Violado

SEGUNDA-FEIRA (4)

Orquestra Santa Massa
Maestro Duda
Adiel Luna
Almério

TERÇA-FEIRA (5)

Coral Edgar Moraes/Getúlio Cavalcanti/ O Bonde
Maciel Salu
Ylana Queiroga e SKA Maria Pastora
André Rio

PÁTIO DE SÃO PEDRO

SÁBADO (2)

Dia da Diversidade

DOMINGO (3)

Maestro Edson Rodrigues
Romero Ferro
Marcelo Jeneci
Geraldo Azevedo
Lia de Itamaracá

SEGUNDA-FEIRA (4)

Belo Xis
Academia da Berlinda
Orquestra Henrique Dias
Siba
Dino Braia
Beto do Bandolim

TERÇA-FEIRA (5)

Bia Marinho
Isaar
Maciel Salu
Flaira Ferro

SAMBA DA MOEDA

SÁBADO (2)

Maria Pagodinho
Gerlane Lops
Paulo Perdigão
Xico de Assis
Belos Xis e Ramos Silva

DOMINGO (3)

Cybelle do Cavaco
Alex Ribeiro
Karynna Spinelli
Leno Galeria 
Mesa de Samba Autoral.

SEGUNDA-FEIRA (4)

Wellington do Pandeiro
Adriana B
Paulo Viola do Recife
Luisa Pérola
Letto do Cavaco

TERÇA-FEIRA (5)

Telmo Santiago
Hilton de Oliveira
Cris Galvão
Selma e Nascimento
Aborto do Cavaco

POLOS

CENTRALIZADOS

Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio do Terço, Praça da Independência, Rua da Moeda, Pátio de São Pedro, Cais da Alfândega, Mercado da Boa Vista e Aurora dos Carnavais.

POLOS CONCURSOS DE AGREMIAÇÕES

Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida do Forte.

BAIRROS

Brasília Teimosa, Linha do Tiro, Alto José do Pinho, Ibura de Baixo, Várzea, Cordeiro (Rua da Lama), Lagoa do Araçá, Campo Grande, Coelhos, Jordão Alto, UR-05 (Ibura), IPSEP, Roda de Fogo, Iputinga, Joana Bezerra/ Coque, Mustardinha, Barro, Santo Amaro/ Frei Casimiro, Areias, UR-2 (Ibura), Jardim São Paulo, Bomba do Hemetério, Chão de Estrelas, Nova Descoberta (Pátio da Feira) e Casa Amarela.

INFANTIS

De olho nos foliões mirins, a Prefeitura terá seis polos destinados aos pequenos. O Segundo Jardim ganha atenção especial no domingo de carnaval à tarde (3). Além do já tradicional polo do Paço Alfândega, os Parques Dona Lindu, Santana, Jaqueira e Macaxeira irão atender a população com uma programação diversificada. Outra novidade é a Praça do Arsenal, que contará com programação voltada para a garotada a partir das 16h, na terça (5).

CORREDORES COMUNITÁRIOS 

Morro da Conceição, Três Carneiros e Buriti.

Informação: PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...