Advertisement

Facebook

Livro infantil adota a poesia de cordel para falar sobre os seres encantados do folclore


É a narrativa poética do cordel, com suas métricas e rimas, que serve de esteio para a história contada em Uma festa na floresta, sétimo livro infantil da escritora pernambucana Lêda Sellaro, que ganha lançamento pela Cepe Editora no dia 20 de janeiro, às 10h, no Museu do Homem do Nordeste, dentro do projeto Domingo dos Pequenos no Museu. Ilustrado pela escritora e designer gráfica argentina Anabella López, o livro mergulha no universo do folclore brasileiro para revelar a divertida trama envolvendo os seres encantados da cultura popular a partir da ideia do Saci em realizar uma grande confraternização.
Pedagoga, mestre em Educação e Doutora em História, Lêda Sellaro sempre recorreu à poesia em sua produção literária voltada para os pequenos leitores. Costuma dizer que cada livro tem a sua própria história. A que está por trás de Uma festa na floresta, e que a motivou a escrevê-la, foi a curiosidade dos netos e bisnetos, sempre atentos às leituras sobre os personagens das lendas nativas.
Em 23 páginas, e recorrendo às sextilhas (estrofes de seis versos de sete sílabas), o livro narra as aventuras envolvendo o Vaqueiro Misterioso, a Cuca, o Lobisomem, a Iara, o Curupira, o Negrinho do Pastoreio, o Boitatá, o Bicho Papão, a Mula Sem Cabeça, o Pai da Mata e a Cabra Cabriola. Todos reunidos para um jantar e concorrentes em disputa que escolherá a melhor cantiga – ponto alto da festa e momento em que cada um se apresenta. A Cuca esbanjando simpatia, o Saci cordial e diplomático e o Bicho Papão incomodado com a fama de malvado são algumas boas surpresas da leitura.
Programação – Lêda Sellaro participará da manhã de autógrafos prevista no Domingo dos Pequenos no Museu. A contação da história ficará sob o comando da turma do Tapete Voador. Na programação, totalmente gratuita, e que acontece das 9h às 12h, a criançada poderá ainda participar de atividades em Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais), apresentação de teatro de mamulengo (tema Como se relacionar com vários mundos), além de muita brincadeira. O Domingo dos Pequenos do Museu é uma ação cultural da Companhia Editora de Pernambuco em parceria com o Museu do Homem do Nordeste/Fundaj.
Serviço:
Quando: 20.01, domingo
Horário: 10h
Local: Museu do Homem do Nordeste/Domingo dos Pequenos no Museu
Endereço: Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte,
Valor do livro: R$ 35,00 (impresso e R$ 9,00)

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...