Advertisement

Facebook

Recife lança a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil

Foto: Andrea Rego Barros

O prefeito Geraldo Julio lançou ontem, 26 de novembro, o aplicativo para dispositivos móveis do Transforma Recife, a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil.  O lançamento do novo mecanismo aconteceu dentro da programação do Festival Vox de Inovação Social, que é promovido pelo Porto Social com apoio da Prefeitura do Recife. O evento também foi prestigiado pela primeira-dama, Cristina Mello, e contou com a participação da coordenadora do Transforma Recife, Marcella Balthar, e do presidente do Porto Social, Fábio Silva.
"Uma parceria da sociedade com a Prefeitura que faz a gente poder ter aqui no Recife o dobro do que é a média de voluntários que existem no Brasil. Isso é uma construção da cidade, um modelo que tem sido copiado por outras cidades brasileiras, e a gente sabe que quem vem ganhando com isso é quem recebe o trabalho voluntário. Já tínhamos esta plataforma de internet que é o Transforma Recife,  e agora o aplicativo que vai facilitar a quem quer fazer o trabalho e quem precisa ser ajudado", afirmou o prefeito Geraldo Julio.
O Transforma Recife já atingiu a marca de mais de 1,2 milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade e já possui mais de 100 mil voluntários e mais de 500 instituições cadastradas. O aplicativo surgiu como uma forma de ampliar o alcance da iniciativa, conectando cada vez mais pessoas e instituições, através da ferramenta para dispositivos móveis.
"Hoje nós vemos que a tecnologia precisa ir além. Temos um site, mas precisávamos de uma outra plataforma para que a gente pudesse facilitar esse acesso, de voluntários e ONG's, tornando isso mais prático. Acreditamos que a demanda de vagas abertas vai poder crescer, assim como as vagas preenchidas. Entendemos que o aplicativo só vai facilitar  todo esse canal. É muito simples obter o aplicativo que já está disponível na Play Store ou Apple Store. A estimativa é que alcancemos em mais um ano cerca de 200 mil pessoas cadastradas no Transforma Recife", explicou Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife.
A partir do uso do aplicativo, as ONGs poderão enviar mensagens diretas individualmente pros seus voluntários, assim como enviar comunicados em lista de transmissão para que todos os seus voluntários recebam simultaneamente. Quem trabalha nas ONGs também terá mais facilidade para cadastrar novas vagas de voluntariado disponíveis, pelo próprio celular, sem a necessidade do computador.
O presidente do Pereirinha Futebol Clube, Elias Marques de Araújo, uma das ONG's cadastradas na plataforma Transforma Recife, comentou a importância do aplicativo."Com toda certeza vamos poder aumentar o número de voluntários e colaboradores com nosso projeto. A plataforma já mudou muito o nosso trabalho e crescemos bastante porque encontramos de forma mais fácil pessoas interessadas em ajudar. Agora com o aplicativo as pessoas vão ter o acesso e informações em mãos, com o celular, tudo mais simples e mais rápido. Esperamos que mais gente possa somar forçar para ajudar e consigamos continuar transformando a vida das pessoas".

FESTIVAL VOX – O aplicativo Transforma Recife foi lançado no primeiro dia de programação do Festival VOX. Promovido pelo Porto Social, com apoio da Prefeitura do Recife, o Festival Vox de Inovação Social oferece shows e oficinas em mais de 30 polos da Região Metropolitana do Recife desta segunda até o domingo (2). Em sua quinta edição, o evento traz ao Recife uma semana de debates, oficinas, feiras e shows voltados à inovação social, além de mostrar as oportunidades de voluntariado e empreendedorismo social que estão transformando realidades do Grande Recife. O encerramento contará com shows gratuitos das bandas Paralamas do Sucesso e Mundo Bita no Parque Santana, no domingo.
Mais de 500 voluntários e 85 organizações sociais devem participar da programação. Além de apresentações de produtos e serviços dos projetos sociais, a programação conta com a discussão de temas como o engajamento cívico, mobilidade, promoção do bem comum, consumo consciente, empreendedorismo social, entre outros. A programação completa está disponível no site do festival.

PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...