Advertisement

Facebook

Arcoverde recebe o Festival Arte da Palavra


Começa nesta quarta-feira (21) um encontro de escritores e escritoras no Sesc Arcoverde. É o Festival Arte da Palavra (Farpa), ação que integra o projeto Arte da Palavra, do Departamento Nacional do Sesc, que tem como objetivo fazer uma ampla reflexão sobre o ofício da escrita e sua importância na atualidade. As ações serão realizadas no Teatro Geraldo Barros, no Espaço Escadaria e no Centro Educacional, todos do Sesc; na Praça Winston Siqueira, no Alto do Cruzeiro, na Avenida Antônio Japiassú e no Coreto da Praça da Bandeira até sábado (24/11). Todas as atividades são gratuitas.

O Farpa, segundo Fred Girauta, Técnico de Literatura do Sesc Nacional em sua primeira edição nacional, objetiva ser “uma espécie de culminância do nosso Circuito Literário, o Arte da Palavra. A programação do Festival deve contemplar os autores que participam do circuito e autores locais, privilegiando a diversidade de gêneros literários e possibilitando o intercâmbio de autores de todo o Brasil. A escolha de Pernambuco para sediar o primeiro Farpa não é à toa. O regional se destaca pelo trabalho de excelência que realiza na área da Literatura, servindo de exemplo a todos nós que batalhamos pelo fomento da leitura e desenvolvimento da prática literária”.

É um importante espaço em que escritores de todo o país, integrados aos escritores de Pernambuco e de Arcoverde estabelecem diálogos na diversidade. Serão muitas e diferentes experiências que serão postas ao debate. O Arte da Palavra é um projeto realizado em três blocos, o Circuito de Criação, o Circuito de Escritores e o Circuito de Oralidades. Durante o FARPA os participantes estarão participando de Mesas de Diálogos, Terreiros de Oralidades, Diálogos Interculturais, Cortejos, Intervenções poéticas e artísticas, além de participarem de tardes de autógrafos e de assistirem a recitais, apresentações de teatro, dança e música em conexão com a literatura. Também, na programação, os públicos terão acesso a exposições literárias, Revista Palavra e diálogo com escritor vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

Entre os participantes, estão confirmados Joca Reines Terron (SP), Sidney Rocha (CE), Cida Pedrosa (PE), Letícia Brito (RJ), Saulo Ribeiro (ES), Mário Rodrigues (PE), Mariana Ianelli (SP), Vitor Pirralha (AL), Pelé do Manifesto (PA) e Dennis Radünz (CS), dentre outros, além de autores de Arcoverde. “Este será um momento importante, teremos a oportunidade de conversar sobre temas emergentes, sobre processos de criação, o papel da literatura, diálogos entre linguagens e, principalmente, um lugar para conversarmos sobre o Arte da Palavra, indiscutivelmente uma grande rede da literatura no Brasil”, afirma José Manoel, gerente de Cultura do Departamento regional do Sesc em Pernambuco.

Este ano, o Arte da Palavra circulou por 79 cidades, levando ao público o trabalho de 70 escritores, rappers, contadores de histórias e outros artistas da palavra. “Receber um encontro como o Farpa em nossa Unidade é, sem dúvida, um imenso prazer. Poder ter grandes nomes das palavras com atividades tão importantes para o público nos enche de alegria”, ressalta Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.


Confira a Programação:

Quarta - 21/11
Chegança nas Terras Muiraubi – Cavalhada do Tamboril (Arcoverde/PE)
Local: Hotel Cruzeiro

Quinta - 22/11
9h30 – Acolhimento no Portal do Sertão

10h – Abertura – Diálogos Institucionais: Representantes do Sesc Nacional, Sesc Pernambuco e Sesc Arcoverde

10h30 – Cantoria de Viola - Mote de Chegada, com Edmilson Ferreira (PI/PE) e Nogueira Neto (PE)

11h – Mesa 1: Narrativas de experiências pelos caminhos do Arte da Palavra: Lugar de Escritor é nos quatro cantos do Mundo, com Adri Aleixo (MG), Cida Pedrosa (PE), Joca Reines Terron (SP), Sidney Rocha (PE) e mediação de Marcos Henrique Rego (RJ)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

12h30 às 14h30 – Momento para a Gastronomia

14h30 às 16h – Mesa 2: Arte da Palavra: Circulação da Literatura no Brasil, publicar, distribuir e formar redes, com Henrique Rodrigues (RJ), Mariana Ianelli (SP), Saulo Ribeiro (ES) e Dennis Radünz (SC) e mediação de Thiago Correa (PE)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

16h – Intervalo para Garapa

16h30 às 18h – Mesa 3: Rede Sesc de Leituras: Na Estrada com as Literaturas de Mulheres, com Anna K Lima (CE), Danielle Andrade (BA) e Alicce Oliveira (MT) e mediação de Carla Luana (PE)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

18h às 19h30 – Momento para a Gastronomia

19h30 – Territórios de Oralidades Olho D´Água dos Bredos
Vozes de Arcoverde – Com George Silva, Neguinho de Arcoverde, Alba Chalegre, Juliana Aguiar, Cléa Camelo, Dona Iraci, Carlos Alberto Cavalcante e Leandro Vaz.

Diálogos Interculturais
Programação: Intervenções Literárias I Exposição Millor Fernandes I Exposição Paulo Leminsky I Revista Palavra Falando para o Mundo I Cabine-Documentário José Rabelo de Vasconcelos I Pé de Livro Prêmio Sesc de Literatura e Cantoria de Pé de Parede com Edmilson Ferreira e Nogueira Neto
Local: Sesc Arcoverde (diversos espaços)

Sexta – 23/11
9h30 – Intervenção Aquenda!, com Luna Vitrolina (PE)

10h – Mesa 4: Escritas em Trânsito: Rascunho Secreto: Confidências sobre meu próximo livro sem dar spoiler: Segredos de bastidor: Modos de fazer: Catando ideias no juízo e fora dele.... E pronto!, com Escritoras e Escritores do Amapá e mediação de Fred Girauta (RJ)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

11h30 – Mesa 5: Literaturas para Juventudes: Batalhas em campos férteis, com Cicero Belmar (PE), David Biriguy (PE) e Letícia Brito (RJ) e mediação de João Gusmão (PE)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

13h às 15h – Momento para a Gastronomia

16h – Cortejo: Literaturas em Trânsito: Letras e Sons nas ruas do Comércio – saída da Estação da Cultura em direção à Praça Winston Siqueira (Centro)
Para Concentrar: Coco das Irmãs Lopes
Em Cortejo: Cobra da Bexiga Lixa, Maracatu de Corte, Teatro Pé de Vento, Boi Diamante, Banda Colégio Cardeal
Intervenções e Oralidades nas ruas e lojas do comércio – todos os participantes

16h30 – Culto à Literatura: Pastoreando Ovelhas. Microfone Aberto, com Leticia Brito (RJ), Vitor Pirralho (AL), Tony Aldair (PE), Juliana Aguiar (PE), Júnior Baladeira (PE), David Birigui (PE), Ícaro Tenório (PE)
Local: Praça Winston Siqueira (Centro)      
                                                           
19h às 21h – Momento para a Gastronomia

21h30 – Farpa Presente! No Alto do Cruzeiro, com Pelé do Manifesto (PA), George Silva (PE), Coco Raízes de Arcoverde (PE), Grupo Em Canto e Poesia (PE)
Local: Alto do Cruzeiro

Sábado – 24/11
9h30 – Sonoras Expressões: Leandro Vaz, Noé Lira, Macvanny Oliveira e Eduardo Espinhara

10h – Mesa 6: As transversalidades da literatura, bifurcações, caminhos e travessias, com Cida Pedrosa (PE), Pelé do Manifesto (PA), Luna Vitrolira (PE) e Vitor Pirralho (AL) e mediação de Emanuela de Jesus (PE)
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

11h30 – Mesa 7: Vozes Articuladas em Ação: Resistências em pauta: A potência do Encontro: “Somos Madeira de Lei que Cupim Não Rói”, com Escritoras e Escritores em Farpa e mediação de Schneider Carpeggiani
Local: Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde)

13h às 15h – Momento para a Gastronomia

15h30 – Arte em Todos os Cantos: Encruzilhadas

15h30 às 17h – Escrevinhadeira – Correio aberto: De Arcoverde para onde você mandar
I Pic Nic com Escritor – “Nunca me vi conversando com um Escritor” 
É tempo de Flor – Teatro Pé de Vento, Intervenções de Teatro de Caixa

17h – Intervenção Somnium, de Heidi Herbert (PE)

17h30 – Curta Cena Receita para se Fazer um Monstro, de Mário Rodrigues
Exposição Fotosonoridades
Exposição Uma Deliciosa Mania de Ser Feliz, Centro Sabiá
Local: Sesc Arcoverde (diversos espaços)

18h30 às 20h – Momento para a Gastronomia

20h30 – Circuito de Oralidades para um Mundo em Batalha, com Leticia Brito (RJ), Pelé do Manifesto (PA), Vitor Pirralho (AL), Tony Aldair (PE), Júnior Baladeira (PE), Slam das Mina (PE – Bione, Patrícia Naia, Lilo, Cris Guimarães) Controverso Urbano (Tácio Russo e André Medula – PE), Host – Tácio Russo (PE).
Coco Trupé de Arcoverde (PE)
Local: Coreto da Praça da Bandeira

Claudio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...