Advertisement

Facebook

Nazaré da Mata recebe oficinas de dança do Projeto Acorda em novembro

A capacitação já passou pelos municípios de Água Preta e do Recife. As aulas têm início no dia 10, no Colégio Santa Cristina

Depois de formar turmas em Água Preta e no Recife, o projeto de dança Brasílica Acorda chega a Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, em novembro. Idealizado pelos bailarinos e pesquisadores Christianne Galdino, Pedro Pernambuco e Carmem Queiroz, ao lado da produtora cultural Carla Navarro, as Ações Coordenadas em Dança – Acorda, capacitam, fortalecem e preservam a dança Brasílica e a cultura pernambucana por meio de oficinas gratuitas. O projeto conta com o incentivo do Funcultura.
Em Nazaré, as aulas acontecerão de 10 a 25 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Colégio Santa Cristina. A dança Brasílica, metodologia criada pelo Balé Popular do Recife e usada pelo Acorda, que preserva a formação cultural e a história do Nordeste. A metodologia se baseia nas manifestações populares, a exemplo do caboclinho, maracatu, frevo, reisado, entre outros ritmos. Dividido em quatro ciclos, o formato contempla os ciclos carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, a serem trabalhados na formação.
“O projeto tem sido muito bem aceito e estamos muito felizes com os resultados. A oficina de Água Preta nos surpreendeu, pois tivemos uma turma grande de adolescentes interessados e, entre eles, encontramos um bailarino nato, uma verdadeira pérola. Já na primeira turma do Recife, conseguimos chamar as pessoas que vinham participando do Magna, espetáculo de Chris Galdino, mas não eram bailarinas. Então aproveitamos um elenco de pessoas que não dançavam e intensificamos um trabalho que seria superficial”, destaca Carla Navarro.
Cada turma do Acorda contará com 20 participantes, de adolescentes a partir dos 14 anos a adultos interessados em dança, sem restrição de idade. Os grupos estão sendo formados por articuladores presentes em cada cidade que receberá o Acorda. A proposta é reunir jovens com algum interesse em dança ou que tenham presença importante na vida cultural das comunidades.
Em dezembro, de 1 a 16, as Ações Coordenadas em Dança retornam para a segunda turma no Recife. As aulas serão ministradas no Espaço Vila, em Santo Amaro, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
“A semente que este projeto planta é a da continuidade. Nas duas turmas que montamos até agora, há um claro interesse das pessoas em preservar o grupo e continuar se encontrando. As pessoas estão sentindo muito prazer em participar das aulas. Em Água Preta, já há uma movimentação para manter o grupo criado e estamos tendo o apoio da Usina de Artes, onde a turma ensaiou, para dar segmento com a programação. Com tudo isso, a expectativa para a turma de Nazaré da Mata só aumenta”, finaliza Carla. Ela ainda destaca que todo o material para confecção de adereços e figurinos e a mão de obra para a produção das roupas da turma de Água Preta foram do mercado local, uma forma de fortalecer os negócios da cidade.
PROGRAMAÇÃO
NAZARÉ DA MATA
LOCAL: Colégio Santa Cristina (R. Conselheiro João Alfredo, 149, Telefone: (81) 3633-1237)
DATAS: 10, 11, 17, 18, 24, 25 de novembro de 2018
HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h

RECIFE
LOCAL: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéas, 76, Santo amaro)
DATAS: 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de dezembro de 2018
HORÁRIO: das 9h às 12h, das 13h às 16h
Mia Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...