Advertisement

Facebook

Campanha Outubro Rosa desenvolve série de atividades em Garanhuns

A Secretaria de Saúde de Garanhuns dá continuidade às atividades do Outubro Rosa. A campanha busca conscientizar diretamente a população a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A secretaria segue realizando, por meio dos servidores do Governo Municipal, e em parcerias com a iniciativa privada, voluntários e demais instituições, uma programação abrangente, que promove a discussão do tema por meio de uma série de palestras e atendimentos especializados voltados para as mulheres.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também vivenciam a campanha, e promovem uma programação independente, com diversas ações de promoção à saúde, incentivadas pelo “selo rosa”; que avalia com o certificado de Unidade Parceira da Mulher, as três primeiras UBS’s que apresentarem um maior engajamento ao longo do mês.

A divulgação e premiação acontecerá no Dia D da campanha, que acontecerá no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), no dia 30 deste mês, a partir das 08h. Durante o momento, serão oferecidos exames de prevenção; solicitação de mamografia (com autorização na hora); testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C; aferição de pressão arterial; contação de histórias e outras atividades.

A importância da campanha vem sido reafirmada com o seu crescimento nos últimos anos, o que reflete diretamente no aumento dos exames citopatológicos realizados em Garanhuns. Em 2015, 1 892 mulheres foram beneficiadas; já em 2016 o número foi de 2 000 mulheres; crescendo para 2 100 mulheres em 2017. Para 2018, a expectativa é de que os exames sejam disponibilizados para aproximadamente 3 000 mulheres.

A Secretaria também constatou um aumento no tratamento para casos diagnosticados precocemente, tanto de câncer de mama como de câncer do colo do útero.  Os exames podem ser realizados tanto nas unidades de saúde de cada bairro, como no Cesmuc. É necessário que o paciente esteja munido de cópias dos documentos de RG/CPF, do comprovante de residência e do cartão do SUS.

Aquilles Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...