Advertisement

Facebook

Ameba que se alimenta de cérebro mata homem nos Estados Unidos

AMEBA NAEGLERIA FOWLERI (FOTO: WIKI)


Um homem de Nova Jersey, nos Estados Unidos, morreu após contrair uma ameba que se alimenta de tecido cerebral, chamada Naegleria fowleri.

Ainda não está claro como Fabrizio Stabile, de 29 anos, contraiu a ameba – as condições exatas estão sendo investigadas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que está analisando o parque aquático BSR Cable Park's Surf Resort na cidade de Waco, Texas.

Stabile teria usado uma das piscinas do parque durante suas férias, de acordo com um jornal local. Ao retornar para New Jersey, em 16 de setembro, Fabrizio teria reclamado de fortes dores de cabeça. Em poucos dias, desenvolveu diversos sintomas como edema cerebral e febre, até ter a morte cerebral declarada poucos dias depois, em 21 de setembro.

A ameba N. fowleri é encontrada em água fresca e morna, de acordo com o CDC. A infecção acontece quando a água contaminada com a ameba entra em contato com o nariz da pessoa – e, a partir daí, viaja até o cérebro. O modus operandi é violento: ela causa uma séria condição inflamatória chamada meningoencefalite amebiana primária, que destrói o tecido cerebral, levando ao edema cerebral e a morte.

De acordo com o mesmo CDC, porém, beber água contaminada não causa a condição – que, apesar de extremamente rara, com apenas 143 casos nos Estados Unidos entre 1962 e 2017 (média de 2,6 por ano), tem uma taxa de mortalidade altíssima, com 97% dos casos tornando-se fatais. De todos os casos no país, apenas quatro pessoas sobreviveram.


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...