Advertisement

Facebook

Sesc Arcoverde vivencia centenário de Ingmar Bergman com mostra de cinema

Foto: Arquivo Pessoal

Entre os dias 14 a 17 de agosto, o Sesc Arcoverde realizará a Mostra de Cinema “O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman”. O encontro tem como objetivo celebrar o centenário de um dos mais importantes e influentes cineastas do século XX. Na ocasião será apresentada uma seleção de seus principais filmes, cujas histórias lhe renderam importantes prêmios, entre eles três Oscars de Melhor Filme Estrangeiro.

Nesta terça (14/8) a programação terá o drama “Vergonha” (1968 / 16 anos). O filme se passa em meio à uma guerra civil. Um casal de violonistas que se dizem apolíticos e vivem isolados em uma ilha, sustentam-se com o cultivo e venda de produtos advindo da terra. A invasão de soldados à ilha obriga a família a largar a vida alienada e criar um movimento de guerrilha.

No dia seguinte (15/8) será a vez de “Face a face” (1976 / 18 anos). Conta a história de uma psiquiatra que passa a sofrer uma séria e profunda depressão.  Ela tem visões e é assombrada por uma velha. Enquanto está entre a vida e a morte, pensa em ver todas as pessoas que tiveram importância e influência em sua vida. Quando está se recuperando, consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.

“Sonata de Outono” (1978 / 18 anos) é a atração da quinta-feira (16/08). A trama apresenta Charlotte, uma mãe ausente por anos, que vai até a casa de sua filha Eva e se surpreende ao encontrar a outra filha, Helena, que tem problemas mentais.

E, para encerrar a programação da mostra, na sexta (17/8) será a vez de “Na Presença de um Palhaço” (1997 / 14 anos), que Bergman filmou quando estava com 80 anos; e o longa Fanny e Alexander (1982 / 12 anos). A história se desenvolve após a morte do pai de um casal de crianças. Depois do triste episódio o menino passa a ver o fantasma do pai com frequência. O longa ganhou as estatuetas do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

Toda a programação será apresentada no Teatro Geraldo de Barros, sempre às 19h30, com exceção para “Na presença de um palhaço”, que será exibido às 15h.  A entrada gratuita. O teatro está localizado na Rua Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro.

O Cineasta – Ingmar Bergman nasceu em 1918 na cidade sueca de Upsália e morreu em 2007. Tem no currículo alguns dos mais aclamados filmes de todos os tempos como “Persona”, “O Sétimo Selo”, “Gritos e Sussurros”, “Fanny e Alexander” e “Cenas de um Casamento”. Iniciou a carreira em 1941, mas seu primeiro filme, “Kris”, foi lançado em 1945. Seu estilo é inconfundível, marcado por diálogos densos, câmeras que penetram rostos e os revelam, em especial os das mulheres. Aliás, as atrizes foram suas grandes estrelas e para elas dedicou personagens extremamente sensíveis. Destaque para Liv Ulmann que esteve no elenco de dez filmes do diretor.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Mostra Ingmar Bergman no Sesc Arcoverde
Data: de 14 a 17 de julho de 2018
Local: Teatro Geraldo de Barros – Sesc Arcoverde – Rua Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, Centro
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Informações: (87) 3821-0864

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 14/08 – Vergonha
Quarta-feira, 15/08 – Face a Face
Quinta-feira, 16/08 – Sonata de Outono
Sexta-feira, 17/08 – A Presença de um Palhaço (15h) e Fanny e Alexander (19h30).

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...