Advertisement

Facebook

Semana da Pessoa com Deficiência é aberta oficialmente em Garanhuns

Foto: Daniela Batista

A Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta oficialmente na tarde de hoje (16), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O evento desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência (Comud), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe) e a Associação de Pessoas com Deficiência de Garanhuns (Apecomdeg) traz o tema “Liberdade é ter compaixão: todos contra a discriminação”. Durante a ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito Haroldo Vicente, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) Célia Sobral, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.

O momento também foi marcado por uma roda de conversa com o psicólogo do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis, Hildeberto Cavalcanti, e o coordenador do Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência (Comud), Jarbas Trindade, com uma discussão sobre a Liberdade. Ações que debatem a temática e conscientização a respeito da pessoa com deficiência serão realizadas até o dia 31 de agosto.

O coordenador do Comud, Jarbas Trindade, destacou a importância de promover a semana. “É fundamental trazer a discussão sobre o combate ao preconceito com as pessoas com deficiência para a sociedade de Garanhuns. O combate deve ser feito no dia a dia, juntamente com o povo, os órgãos públicos e as empresas, para que ninguém cometa nenhum tipo de preconceito”, finalizou o advogado.

Há sete anos, Garanhuns vivencia projetos ligados a Semana da Pessoa com Deficiência, como fiscalização de estabelecimentos em relação a acessibilidade, campanhas de conscientização sobre o respeito às vagas de trânsito destinadas às pessoas com deficiência, palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entre outros.

No próximo dia 27 será realizado o projeto Artincluir, um show de talentos com categorias como teatro, música, dança, piadas e stand up, para pessoas com deficiência. Para fazer parte, é necessário comparecer ao setor de Acessibilidade da SASDH, localizada na avenida Rui Barbosa, nº 807, no bairro Heliópolis; na Casa dos Conselhos, na avenida Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis; ou na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na avenida Afonso Pena, S/N, bairro São José. A inscrições seguem até o dia 22.

Daniela Batista e Aquilles Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...