Advertisement

Facebook

Sebrae traz inspirações e tendências para a 12ª Feira do Empreendedor


Entre 29 de agosto e 1º de setembro, o Sebrae em Pernambuco movimenta o Pavilhão do Centro de Convenções (Cecon-PE), em Olinda, com a 12ª edição da Feira do Empreendedor. Sob o tema “Inspiração: venha buscar a sua”, o evento, que é considerado o maior de empreendedorismo em todo o estado, apresenta uma programação intensa com cerca de 500 atividades simultâneas divididas em oito arenas temáticas durante os quatro dias de feira, sempre das 14h às 22h. A iniciativa conta com mais de 70 parcerias.

Ideias inovadoras, mercados do futuro, impacto social e oportunidades de negócios vão permear a feira que ocupará os mais de 9 mil m² do Pavilhão do Centro. A Feira tem como público alvo as pessoas que desejam começar um negócio próprio, mas também os empreendedores que desejam se inspirar para inovar dentro das suas atuais atividades. Nos quatro dias de evento, são aguardados mais de 20 mil visitantes para aproveitar o novo formato da Feira, redesenhada para abordar as questões mais pertinentes de nossa época e contexto social, envolvendo tecnologia e a sobrevivência dos negócios neste tempo marcado por transformações velozes.

“O projeto da Feira do Empreendedor foi idealizado pelo Sebrae de Pernambuco e, durante um tempo, foi utilizado como um circuito nacional de feiras do empreendedor em todo o país. Como criador da ação, o Sebrae-PE decidiu redesenhar o projeto inicial, inovando nos serviços e produtos que oferecemos para o público. Em 2018, vamos trabalhar as experiências individuais, para que os visitantes experimentem os vários espaços de formas únicas. Sempre com foco na inovação, no empreendedorismo e numa tomada de decisão acertada dos empreendedores, estruturamos vários espaços que possibilitam dinamismo e uma integração dos participantes com os realizadores, com uma programação intensa e simultânea, além de um conjunto de dinâmicas e trocas de informações”, explica Oswaldo Ramos, diretor-superintendente do Sebrae-PE.

Os visitantes terão à disposição informações sobre abertura de empresas, inovação, tecnologia, novos negócios, franquias, impacto social, palestras e oficinas direcionadas ao desenvolvimento e estímulo da cultura empreendedora. “A Feira do Empreendedor tem um foco no potencial empreendedor, aquela pessoa que deseja abrir um negócio próprio. Mas o conjunto de ações que vamos desenvolver, seja de capacitação, tecnologia, inovação ou de atendimento, permitirá que as pessoas que já possuem um negócio busquem inspiração e qualificação para pensar e desenvolver novas oportunidades de negócios. Nosso propósito é agregar valor a tudo o que vamos entregar, deixando um legado e provocando mudanças diretas nas pessoas, nos negócios e no mercado” pontua Katlin Machado, coordenadora geral da 12ª Feira do Empreendedor.

Entre as muitas novidades que a 12ª Feira do Empreendedor apresentará está a forma de estruturação do evento, dividido em oito arenas temáticas, além da abordagem dos temas - menos tradicional e mais provocativa; e o lançamento de uma web rádio do Sebrae e um aplicativo do evento. Conheça as áreas da 12ª Feira do Empreendedor:

ACOLHIMENTO
O Ambiente chamado de Acolhimento é onde serão realizados os atendimentos tradicionais do Sebrae, com orientações ao público. De maneira integrada com parceiros e apoiadores da Feira, como as Salas (municipais) e o Expresso Empreendedor (Governo do Estado). Nos atendimentos, profissionais capacitados vão utilizar conteúdos e ferramentas que possam contribuir efetivamente para o encaminhamento e solução dos problemas e demandas. O Ambiente de Acolhimento está subdividido em sete seções:

Atendimento individual – Para atendimento individualizado de empreendedores com especialistas em negócios do Sebrae, que encaminharão soluções personalizadas ao público;


Quiz da Bis (Biblioteca Interativa Sebrae) – Área com jogo de perguntas e respostas sobre empreendedorismo, gestão e ambiente de pequenos negócios. Os participantes que acertarem mais respostas serão os vencedores;
Parceiros do Empreendedor– Ambiente onde os parceiros entregam soluções de negócios aos clientes;
Sebrae Digital – Neste espaço, o Sebrae divulgará soluções digitais da instituição, como a loja online, o ensino a distância (EAD) e o “Fale com o Especialista” (atendimento remoto), que podem ajudar empreendedores diariamente de forma prática;
Além das fronteiras – Lugar para conversas sobre as alternativas para potencializar os negócios utilizando a web e o comércio exterior;
Central do MEI – Será oferecido atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI), possibilitando também uma experiência em realidade virtual;
Transforme seu negócio – Espaço de atendimento onde serão detalhadas as soluções de inovação mais demandadas dentro do Programa SebraeTec. Também serão apresentadas as consultorias de gestão empresarial e de ampliação de mercado do Sebrae.
QUALIFICAÇÃO
Neste ambiente, o visitante encontrará sete salas de capacitação com palestras simultâneas. Além disso, um oitavo espaço abrigará o Cine Empreendedor, onde os conteúdos e ferramentas inovadoras serão trabalhados de forma lúdica. O objetivo é provocar empreendedores e empresários para que reflitam sobre mudanças comportamentais e de atitude nos seus negócios, levando-os à nova realidade competitiva. No último dia da feira, o espaço chamado de “Arena Negócios do Futuro”, dentro da área de Qualificação, contará com o Singularity U Recife Chapter Experience, que vai montar o Singularity Day, responsável por palestras ao longo do dia com conteúdo de ponta relacionado à inovação, tecnologia e ao mercado.


SEBRAELAB
Prévia do novo espaço de educação empresarial do Sebrae (que será lançado em novembro próximo e funcionará na sede da instituição), o SebraeLab oferecerá aos visitantes da Feira do Empreendedor o contato com experiências de transformação na forma de fazer negócios. O espaço toma como base as atitudes, interações, uso intensivo de tecnologia para entrega de valor ao cliente. Terá como foco a ligação do público às novas tecnologias e negócios inovadores em consonância com as tendências de mercado e tecnologias dos mais diversos setores. E-commerce, MarketPlace, logística e técnicas de Pitch serão tópicos dessa arena. No SebraeLab também vão ser realizados talk shows e oficinas práticas.


TENDÊNCIAS, NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES
Já nesta arena, o objetivo é a aproximação do público a conteúdos disruptivos e tendências de negócios, visando estimular a inovação, criatividade e o despertar para a necessidade de mudanças. Tendo como parceira a Fábrica de Criatividade, vai apresentar de forma lúdica tendências em turismo, higiene e cosméticos, saúde e bem-estar, transporte, logística e mobilidade, economia criativa, casa e construção, negócios de impacto social.  As tendências que não estão contempladas por setor vão ser apresentadas em hologramas e jogos.

NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL
A partir do discurso sobre negócios de impacto social que podem gerar lucro, essa área apresentará soluções que estão em andamento em comunidades da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul pernambucana. Além disso, será realizada a maratona Impacthon, de design de serviços e produtos. Outros temas relevantes para startups e empreendimentos de impacto social serão abordados.


SALÃO DE EXPOSITORES
Reunindo mais de 93 estandes de cases de sucesso, distribuidores, parceiros e patrocinadores do evento, a proposta desse espaço é criar uma espécie de feira propriamente dita, onde vão ser negociados e comercializados produtos e serviços que possam ajudar a iniciar outros empreendimentos - ou alavancar de forma inovadora marcas já existentes.

SALÃO DE FRANQUIAS
Dentro do Salão de Expositores, esta será uma área específica voltada para franquiados e franqueadores. Criado em parceria com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o Salão de Franquias contará com 25 marcas conhecidas nos mercados pernambucano e brasileiro. O ambiente é pioneiro no segmento e visa facilitar o networking e o surgimento de novas oportunidades de negócios. Marcas como Grau Técnico, Giolaser, Evolute, Cacau Show, Mahogany, OrtoEstética, Mercadão dos Óculos, Quanto Prima, Clube Turismo e Bonaporte marcam presença.

VILA GASTRONÔMICA E PRAÇA DE DESCOMPRESSÃO
A Vila Gastronômica e as Praças de Descompressão são ambientes de alimentação formados por empresas atendidas e aprovadas pelo Projeto de Alimentos e Bebidas do Sebrae-PE. Os cases de sucesso escolhidos para estar nesse ambiente vão comercializar seus produtos, representando outros cases de negócios ligados à instituição. O espaço visa também inspirar os visitantes.

Mostra Rhisophora - o espaço será dedicado para exposição da grife artesanal Rhisophora, desenvolvida a partir de mentoria do designer Marcelo Rosenbaum artesãos pernambucanos. A partir de um olhar inovador e de mercado, a coleção usa diferentes técnicas de artistas locais para falar da identidade cultural e da ancestralidade da terra dos altos coqueiros. Rhisophora retrata a flor do mangue e carrega a cara, as cores e o jeito dos pernambucanos. Na Feira, o espaço vai ser usado para abordar a relevância da interferência de design no desenvolvimento de produtos, para incrementar seu valor de mercado.

Data: 29 de agosto a 1º de setembro de 2018;
Horário: quarta-feira o sábado, das 14h às 22h;
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda-PE;
Entrada: gratuita

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...