Advertisement

Facebook

Caminhada do Forró deve reunir cerca de 20 mil pessoas em Arcoverde neste sábado


O Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR realiza nesta sábado, 23 de junho, a 8.ª edição da já tradicional Caminhada do Forró de Arcoverde, que esse ano homenageia Jennecy Manguaça. O evento integra oficialmente a programação junina da cidade, deve receber 20 mil pessoas.


A concentração da caminhada acontece , a partir das 10h, no Bar Madeira de Lei (próximo à Estação da Cultura - antiga Estação Ferroviária), onde estarão se apresentando aboiadores, repentistas, declamadores, grupos de cultura popular, com destaque para a Banda de Pífanos Santa Luzia, homenageada do São João de Arcoverde. Nomes como o Grupo de Forró Poesia de Cabeça e da Cantora Sevy Nascimento também se apresentaram no local.

A saída do cortejo está prevista para as 12:30h, passando pela Avenida Antônio Japiassú, seguindo com destino ao Centro Comercial de Arcoverde- CECORA com um cortejo puxado por cerca de cinquenta forrozeiros e por trio elétrico animado pelo cantor e compositor arcoverdense Kleber Araújo, que traz como convidados especiais os conterrâneos Cícero Gomes, George Silva, Ju Veira, Macvanny Oliveira e Thiago Rozzila.

Foto: Amannda Oliveira


O cortejo também será acompanhado por grupos de artistas e agremiações culturais, como a Quadrilha Mulambembes em Pernas de Pau eo Urso Pé de Lã. Assim como em 2017, o trajeto desse ano terá a saudação aos santos com os poetas Hugo Araújo e Túlio Araújo, onde as bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro são entregues e incorporadas ao cortejo.

Um palco será montado no Cecora para receber, a partir das 13h30, os cantores Valdinho Paes e Marzinho de Arcoverde que vão fazer o público levantar poeira com muito forró pé de serra. 

Ação Educativa (Forró sim! Fogos não!)

Como ações sócio-educativas, a organização da Caminhada do Forró se comprometeu com o Grupo Amor Animal que durante a realização da 8ª Caminhada do Forró - não haverá queima de fogos de artifício  durante o evento, como medida para minimizar o sofrimento de pessoas e  animais sensíveis ao barulho provocado pelos  Fogos de Artifícios. As integrantes do Amor Animal ficaram animadas com a iniciativa do Coletivo Cultural e esperam que esse exemplo seja seguido em outros eventos (públicos e privados) e também por políticos, igrejas e pelas pessoas em geral. "Para nós é uma grande alegria saber que um evento tão grandioso como a Caminhada do Forró tenha essa iniciativa. Esperamos que seja o primeiro de muitos que tenham essa consciência. Nós temos dados alarmantes sobre o impacto negativo que o barulho da queima de fogos de artifício gera nos animais de estimação", contou Ana Carolina Vidal, integrante do Amor Animal.

Convênio

O Coletivo Cultural, realizou um Convênio com a ETE-Escola Técnica Estadual em Arcoverde, no sentido de inserir alunos do curso de Eventos na condição de Estagiários de produção, dando oportunidade que conheçam na prática, as diversas  fases que envolve a realização de uma grande evento que é um dos pontos de destaque do grandioso São João de Arcoverde.

Manguaça recebe homenagem de Valdeci Vicente (homenageado em 2017)
Foto: Amannda Oliveira

Homenageado

Em 2018, o homenageado do evento é o comunicador JENNECY MANGUAÇA, irreverente radialista e animador de festas que participa da Caminhada do Forró desde a sua primeira edição., apresentador de diversos Polos de Animação .A camisa comemorativa  teve a arte elaborada pelo Artista Plástico Sebastião Rodrigues

Em 2017, a Caminhada do Forró atingiu um público superior a 10 mil pessoas , levando pelas ruas da cidade, a Cultura tradicional, reunindo famílias e amigos.

A CAMINHADA DO FORRÓ, que hoje é considerada "O MAIOR CORTEJO JUNINO DO BRASIL" recebe o apoio da Prefeitura Municipal, do CECORA, da Secretaria Estadual de Cultura/Fundarpe, do SESC, da Associação Comercial de Arcoverde - ACA e do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde - GSVA. Patrocinam o evento as  empresas IVEL - Concessionária FIAT, Pitu, Hotel e Postos Cruzeiros, Casas Rodrigues e Hospital Memorial de Arcoverde.

SERVIÇO

O QUE: 8.ª CAMINHADA DO FORRÓ DE ARCOVERDE
QUANDO: sábado, 23 de junho
ONDE: concentração às 10h, no Bar Madeira de Lei - próximo à antiga Estação Ferroviária
QUANTO: Gratuíto

Informações: Amannda Oliveira/Cocar

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...