Advertisement

Facebook

Equipamentos culturais de Pernambuco participam da 16ª Semana Nacional de Museus


Começou nesta segunda-feira, 14 de maio, a 16ª edição da Semana Nacional de Museus. Este ano 1.130 instituições museológicas de todo o país participam da temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste ano, cinco museus ligados à Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe integram-se à programação do evento, que apresenta como tema Museus Hiperconectados: Novas abordagens, novos públicosEstação Central Capiba/Museu do Trem, Museu do Estado de Pernambuco, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu do Barro de Caruaru, além do Centro Cultural Cais do Sertão, gerenciado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.
Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o tema do evento propõe uma aproximação das instituições com seus públicos tanto pelo viés tecnológico quanto por outras conexões. “Ao mesmo tempo em que museus investem em tecnologia para alcançar novos públicos, ainda é indispensável esforços para engajar quem está fora desse universo online. Enquanto gestores públicos, o nosso papel é discutir, repensar e dar vazão a essas estratégias que valorizem nossos equipamentos culturais e, consequentemente, atraíam cada vez mais público para eles”, diz a gestora.
Já o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, destaca que a Semana Nacional de Museus “é uma excelente oportunidade das pessoas conhecerem o acervo e as atividades desenvolvidas pelos museus do Estado e, mais do que isso, uma maneira das instituições ampliarem os caminhos que fortalecem sua relação com o entorno/a comunidade em que estão inseridos”.
Veja a programação completa dos museus pernambucanos:
MEPE
Os visitantes poderão conferir a exposição permanente “O Casarão e a Cidade, usos de costumes”, que retrata a história do Palacete do Filho do Barão de Beberibe e os costumes da sociedade pernambucana no século 19.

Além disso, haverá de terça a sexta-feira (15 a 18 de maio), a oficina “Alunos Hiperconectados”. A ação é voltada para turmas de nível fundamental e médio, mediante agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com. Na quinta-feira (17), às 14h, está agendada uma palestra com o professor Renato Athias sobre “Povos Indígenas e Ações colaborativas da Coleção Etnográfica Carlos Estevão”. E, no sábado (19) e no domingo (20), das 14h às 17h, haverá a oficina “Hiperconexão Social”. Voltada a visitantes de diferentes faixas etárias, a ação também precisará de agendamento prévio pelo e-mail: educativo.mepe@gmail.com.
MASPE
No Maspe, em Olinda, o público poderá conferir, na segunda-feira (14), das 10h às 17h, uma vista mediada à “Coleção de Arte Sacra e Arte Popular Religiosa” do equipamento. Na terça-feira (15), das 14h às 16h, haverá uma oficina “Com o Barro nas Mãos: a arte da integração”, mediada pela artesã Jacira Lucena.

Já na quarta-feira (16), das 14h às 16h, está agendada uma série de contação de história, que será facilitada pela educadora Inês Araújo. Na quinta-feira (17), o membro do educativo do Maspe, Iran Mendes de Araújo Júnior, comandará uma palestra gratuita, às 16h, sobre “Patrimônio Cultural: Percursos entre a Memória e o Esquecimento”. Por fim, na sexta-feira (18), às 17h, o equipamento recebe uma oficina, às 17h, sobre o “Papel Guardião da Memória: Noções Básicas de Preservação e Conservação Documental”, que será mediada por Anazuleide Ferreira.
MUSEU DO TREM
A Estação Central Capiba/Museu do Trem está na rota da 16ª Semana Nacional de Museus com o jogo didático “Pare, Olhe, Pense”. As atividades, voltadas para os alunos do Ensino Médio, acontecerão gratuitamente de terça a quinta-feira (15 a 17 de maio), e poderão ser agendadas previamente pelo e-mail: educativomt@gmail.com.

MUREO
No Mureo, localizado também em Olinda, os visitantes poderão conferir o todo o acervo do equipamento cultural, que compreende grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade, propiciando ao observador uma visão da casa pernambucana de séculos passados, por meio do mobiliário, prataria, louças, pinturas e demais peças.

MUBAC
Em Caruaru, o púBlico poderá conferir a exposição “A Arte Popular Religiosa”, que revela a relação de fé e devoção, a partir de peças produzidas por artesãos e artistas que comungam desse imaginário da religiosidade popular. Além disso, haverá duas rodas diálogos na quarta (16), às 15h, e na quinta-feira (17), às 9h, sobre os “Museus Conectados na palma da sua mão: teclando você faz uma viagem”, mediada por Eliane Sotério. A atividade é voltada aos alunos e professores da rede pública da cidade.

CAIS DO SERTÃO
O Cais do Sertão preparou uma semana recheada de interação, tecnologia e informação. A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível para todos. Além da mediação, o Cais do Sertão ainda oferece ao público experimentações com o uso da realidade aumentada para informações sobre o seu conteúdo, uma forma de integrar o público visitante com o acervo exposto. Confira aqui programação completa do equipamento cultural.

Semana Nacional de Museus
A ação, que acontece anualmente, é resultado de uma parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/ Ministério da Cultura (MinC) com os museus e demais instituições culturais. Nessa edição da Semana Nacional de Museus, mais de mil espaços museológicos de todo o país oferecem ao público cerca de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Para mais informações, acesse: guiadaprogramacao.museus.gov.br.

ENDEREÇOS
ESTAÇÃO CENTRAL CAPIBA/MUSEU DO TREM
Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Telefone: (81) 3184.3197

MEPE
Endereço: Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife – PE
Telefone: (81) 3184.3170 | 3184.3178

MASPE
Endereço: Rua Bispo Coutinho, 726, Alto da Sé – Olinda-PE
Telefone: 3184.3154 | 3184.3155

MUREO
Endereço: Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda – PE
Telefone: (81) 3184.3159

MUBAC
Endereço: Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru – PE
Telefone: (81) 3727. 7839

CAIS DO SERTÃO
Endereço: Armazém 10 – Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife Antigo, Recife – PE
Telefone: (81) 4042.0484

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...