Advertisement

Facebook

Samba de Luto! Morre Ivone Lara a " Rainha do Samba"

Foto: Silvana Marques/Divulgação
Morreu, na noite desta a segunda-feira, aos 97 anos, Dona Ivone Lara, a grande Rainha do Samba. A sambista, que estava internada há 03 dias , morreu por insuficiência cardiorrespiratória. Ela deu entrada na unidade por causa de uma uma infecção renal, com complicações causadas pela idade. 
A Dona do Samba

Yvonne Lara da Costa, ou Dona Ivone Lara, nasceu em 13 de abril de 1921, em Botafogo, Zona Sul. Ela se formou em Enfermagem, com especialização em terapia ocupacional, e chegou a trabalhar em hospitais psiquátricos. Se aposentou na profissão em 1977, quando passou a se dedicar exclusivamente à carreira artística.

Yvonne foi criada pelos tios, já que os pais morreram quando ela tinha três anos de idade (pai) e 12 (mãe). Foi com eles que teve seus primeiros contatos com o mundo da música.

Casou-se com Oscar Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha. Com ele, teve dois filhos, Alfredo e Odir. Foi na Prazer da Serrinha onde conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros musicais, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira

Compôs o samba "Nasci Para Sofrer", que se tornou o hino da Império Serrano em 1947, escola na qual desfilou na ala das baianas. Mas a consagração veio em 1965, com "Os Cinco Bailes da História do Rio". Foi quando se tornou a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de escola de samba. 

Em 2012,foi homenageada pela escola de coração, com o enredo "Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba".

Suas músicas foram gravadas por vários ícones da música brasileira, dentre eles, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina.

Alguns de seus grandes sucessos são "Sonho Meu", "Acreditar", "Tendência", "Mas Quem Disse que Eu Te Esqueço" e "Alguém me Avisou ".

Ela também atuou como atriz como no programa Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde viveu a Tia Nastácia.

Informações: O Dia

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...