Advertisement

Facebook

Audiência Pública discute modelo de privatização o Aeroporto do Recife, nesta quarta-feira, em Brasília


O modelo de privatização do Aeroporto do Recife será o tema da Audiência Pública a ser realizada nesta quarta-feira (25), às 14h30, no plenário 05 da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi uma solicitação do deputado federal Felipe Carreras à Comissão de Turismo, a qual é vice-presidente, e tem como finalidade debater a forma como o Governo Federal está promovendo o processo de desestatização do terminal pernambucano, em forma de lote, junto aos aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Segundo o parlamentar pernambucano, o modelo por lote preocupa para um aeroporto superavitário e que tem crescido acima da média do Brasil nos últimos anos.

Outra preocupação de Felipe Carreras é o plano de investimentos previstos para o período de concessão. Com o crescimento do terminal acima da média nacional desde 2015, a expectativa agora se tornou a ampliação do aeroporto utilizando a base aérea que fica localizada bem ao lado. “O Aeroporto do Recife subiu de 18 destinos (quatro internacionais e 14 nacionais) para 46 voos diretos (16 internacionais e 30 nacionais), comparando 2014, ano de Copa do Mundo, com 2018. Além disso, o equipamento possui o melhor fluxo de passageiros da região. Por isso, tenho convicção que a ampliação é um caminho sem volta, pois apenas desta forma vamos continuar tendo condições de manter a curva de crescimento. Este é um assunto que não pode ficar fora do processo. Não podemos pensar apenas nos próximos dois ou três anos. Temos que analisar todo o período em que a empresa estará à frente do equipamento”, afirmou.

A busca pelo melhor modelo para a privatização do Aeroporto do Recife inclui, ainda, a situação dos funcionários da Infraero que trabalham no local. A intenção é que eles tenham, pelo menos, um período de estabilidade, mesmo na empresa privada. “Estamos falando de centenas de famílias. Essas pessoas precisam ser respeitadas e ter a tranquilidade que permanecerão nos seus postos de trabalho, afinal o Aeroporto do Recife é um case de sucesso e tem colaborado para o desenvolvimento de Pernambuco”, comentou o deputado Felipe Carreras.

Entre os convidados para a Audiência Pública estão os representantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil, do Tribunal de Contas da União, da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, da Confederação Nacional dos Transportes e da Secretaria de Turismo de Pernambuco.

André Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...