Advertisement

Facebook

Apagão atinge mais de 15 estados brasileiros e acende alerta para fragilidade no abastecimento de energia no Brasil.

Foto: Amannda Oliveira
Mais de 15 estados brasileiros do Norte e Nordeste do Brasil , além de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais sofreram um apagão na tarde desta quarta-feira.

A queda de energia aconteceu por volta das 16h e gerou medo no comércio das cidades que liberaram os funcionários mais cedo e fecharam as portas com medo de assaltos.

Segundo o Operador Nacional do Sistema, através de nota oficial, o problema foi causado por uma perda de carga na Usina de Belo Monte no Pará.

Confira a nota na íntegra:

"Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

O apagão chama a atenção para a fragilidade no fornecimento de energia elétrica no país. Como é que com tantos avanços um erro causa um efeito dominó desses? Como é possível que com tantos avanços já conseguidos no setor , ainda sejamos reféns de um sistema frágil e que a qualquer momento pode deixa-nos a todos no escuro. É preciso pensar a curto prazo soluções para a energia no Brasil, principalmente utilizando fontes renováveis de energia.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...