Advertisement

Facebook

Colônia Penal Feminina do Recife é tema da exposição “Ovelhas”

Mostra da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia retrata o universo de mulheres infratoras; abertura acontece no próximo dia 18

As mulheres da colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) são tema da exposição Ovelhas, da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. O dia a dia das reeducandas que vivem na penitenciária conhecida popularmente como Bom Pastor, é retratado na mostra exposta na Galeria Alexandre Filho, que fica Usina Cultural Energisa, em João Pessoa-PB. A abertura da exposição acontece na próxima quinta-feira (18), às 19h.

Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre essas mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de três anos de pesquisa a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 24 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas dessas mulheres. 


“O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã”, detalha a fotógrafa sobre sua experiência com as reeducandas.

O nome “Ovelhas” é uma alusão a Bom Pastor, antigo nome da CPFR. Com curadoria do fotógrafo Elvio  Luiz dos Santos, a mostra fica em cartaz até o dia 18 de fevereiro de segunda a sexta-feira das 7h às 20h, sábados e domingos das 13h30 às 17h. O acesso é gratuito. Como forma de alcance a toda sociedade, sem restrições, o projeto contará com audiodescrição integral das imagens expostas na exposição, para o acesso dos deficientes visuais.

A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco e da Usina Cultural Energisa (Grupo Energisa).

Sobre Priscila Urpia:

Jornalista, fotógrafa, realizadora e produtora pernambucana. Na fotografia trabalha com o processo documental evidenciando as relações sociais. Entre os trabalhos estão o ensaio "As Ovelhas", a exposição coletiva "Pernambuco Adentro-Retratos do Interior". Atualmente é presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (Arfoc - PE). No audiovisual atua como profissional independente (realização e produção), realiza curadorias e participou de júris de festivais de cinema de Pernambuco e da Paraíba. Integra a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD/APECI), o coletivo feminista Mulheres no Audiovisual PE (MAPE) e o Movimento CineRuaPE.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica Ovelhas
Abertura: 18 de janeiro | 19h
Visitação: 19 de janeiro a 18 de fevereiro | Segunda a sexta das 7h30 às 20h, sábado e domingo das 13h30 às 17h30
Local: Usina Cultural Energisa - Galeria Alexandre Filho: Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 - Tambiá, João Pessoa - PB
Gratuito 
(83) 3221-6343

Informações:ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...