Advertisement

Facebook

FIG 2017: Inscrições para oficinas gratuitas estão abertas


A diversificada programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) também conta com oficinas que contribuem para a formação cultural da população e dos turistas que passarão pelo evento entre os dias 20 a 29 de julho. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (24), na sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, localizada no Centro Administrativo I, na rua Joaquim Távora, s/n, Heliópolis, das 8h às 14h. O interessado deve estar portando identidade, CPF e comprovante de residência.

Nesta edição, 10 oficinas abertas ao público em geral serão oferecidas em três pontos: Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), Casarão dos Pontos de Cultura - na Escola Estadual Henrique Dias, e Praça Souto Filho. As formações são oferecidas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns.

Na área de artesanato, três cursos serão oferecidos: “Confecção de Bonecos de Pernambuco (Mulungu)”, “Confecção de Bonecas Africanas Abayomi” e “Confecção de Marcadores de Livro”. No campo da literatura, o curso “Vivência de Ilustração para Crianças” será ministrado na Praça da Palavra e é destinado ao público infantil. A formação faz parte da programação do Festival de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig), dentro do FIG.

Abrangendo a temática de música, a oficina “Percussão – Tambores Furiosos” vai difundir a origem histórico-cultural das nações de matiz africana na área musical. No campo do audiovisual e fotografia, os cursos “Foto Celular no Mundo Cultural”, “Fotojornalismo nas Mídias Livres”, “Hollywood no Nordeste – Câmera em Ação” prometem oferecer ao público reflexões que vão do cinema ao uso de smartphones para fotografar.

A dança também terá seu espaço. Eraldo Melo irá ministrar “Frevo – É na Ponta do Pé e do Calcanhar”, com a proposta de difundir e fortalecer o ritmo pernambucano, por meio de aulas práticas que irão demonstrar passo a passo a dança. Uma oficina de elaboração e prestação de contas para o Funcultura também irá beneficiar os artistas, produtores e fazedores de cultura da região.

Formações ligadas a projetos sociais também estão sendo oferecidas durante o evento. O workshop “Narradores de Histórias: memórias e poesia” será direcionado às mulheres do Programa Mãe Coruja. Já os assistidos que cumprem medidas socieducativas da Fundação de Atendimento Socieducativo (Funase) vão participar da formação “Dança de Rua e Rima”.

Uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também vai disponibilizar os cursos “Maquiagem: Dicas de Inverno”, “Drinques e Coquetéis”, “Trufas Práticas” e “Dicas de Penteado para o Inverno”. As vagas já foram preenchidas.

Para outras informações sobre quantidades de vagas e horários dos cursos, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns pelo telefone: 3762-7077 ou presencialmente.

Daniela Batista

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...