Advertisement

Facebook

Cinema Rio Branco entra no clima do São João

Programação para todos os públicos começa nesta quinta-feira (22), com um documentário sobre o compositor arcoverdense João Silva. Outro destaque é o filme ‘A Luneta do Tempo’ dirigido por Alceu Valença.  


O repertório das canções que marcam os festejos juninos em todo o Brasil vai ganhar a tela da sala de cinema mais antiga em funcionamento da América Latina, o Cinema Rio Branco, em Arcoverde.  Grande vencedor do Cine PE 2016, o longa-metragem ‘Danado de Bom’ entra em cartaz nesta quinta-feira (23), com sessões sempre às 20h, até o dia 25 de junho.

O público vai poder conhecer as histórias e cantar junto as músicas de um dos maiores artistas brasileiros, o arcoverdense João Silva. Falecido em dezembro de 2013, Mestre João foi um grande parceiro de Luiz Gonzaga e escreveu mais de 3 mil letras, algumas delas já bem registradas na memória do povo brasileiro, como “Pagode Russo” e “Nem se despediu de mim”.
“Estou muito feliz por poder estar presente no lançamento do filme na terra dele, espero que todos saiam felizes da sessão, lembrando a obra de João Silva, que nunca saiu da nossa mente e jamais sairá”, revela Dina Nogueira, viúva de João. Dina conta ainda que trabalha em um novo projeto a ser lançado em breve, com músicas inéditas e que “a vontade é de manter João sempre vivo na nossa memória, espero que o povo do sertão, especialmente de Caraíbas, onde ele nasceu, compareça em peso”, convida. 
‘Danado de Bom’ inaugura a programação audiovisual do São João de todas as culturas, que está promovendo ações nas mais diversas linguagens artísticas. Narrando a trajetória do mestre, o documentário registra sua viagem de volta à Arcoverde, na qual relembra sua jornada de superação da pobreza e do semi-analfabetismo até ser reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
“Conheci a história de João Silva no início de 2007, quando Roberta Jansen, produtora cultural e produtora associada do filme, me procurou para contar sobre o projeto. Ela havia conhecido João através de um pesquisador e de imediato eu fiquei encantada com a história desse parceiro tão importante de Gonzaga que estava no completo esquecimento”, conta a produtora do filme, Marianna Brennand Fortes. “O João tinha um desejo muito grande de ser reconhecido, de voltar para os palcos e reencontrar seu público”, afirma. 
O documentário conta com participações de artistas como Dominguinhos, Elba Ramalho, Josildo Sá, Mariana Aydar, Zeca Baleiro, Gilberto Gil e Lenine, por meio de depoimentos ou interpretações das músicas de João que, infelizmente, não viveu para ver o filme finalizado.  “É muito difícil lançar o filme sem a presença dele. Acredito que ele estaria emocionado, porque era o que ele queria, ser reconhecido como artista. Ele brincava muito comigo sobre isso”, lembra a diretora Deby Brennand.
ALCEU VALENÇA NO PALCO E NO CINEMA
Alceu Valença é atração do Palco Multicultural no sábado (24), mas o público do São João em Arcoverde também terá a oportunidade de conferir uma outra faceta do artista, a de diretor de cinema. Duas exibições de ‘A Luneta do Tempo’ estão confirmadas para o sábado (24) e o domingo (25), sempre às 18h.
O primeiro filme de Alceu é um drama musical poético que traz pra tela alguns mitos da cultura popular brasileira e tem um enredo marcado por encontros e desencontros dos personagens, traições e amores, situações de crime e castigo. O pano de fundo é o sertão pernambucano e as expressões que o identificam, como o cordel, o cangaço e o circo.
Confira os dias e horários das sessões no Cinema Rio Branco e programe-se! Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
DANADO DE BOM
(Brasil, documentário, 74min, 2016, Deby Brennand)
De 22 a 25 de junho | 20h

A LUNETA DO TEMPO
(Brasil, drama, 97min, 2016, Alceu Valença)
De 24 a 25 de junho | 18h

UMA BALADA PARA ROCKYLANE 
(Brasil, documentário, 40min, 2016, Djalma Galindo)
De 27 a 28/6 | 18h


AQUARIUS 
(Brasil, drama, 2h26m, 2016, Kleber Mendonça Filho)
Dia 27/6 | 20h

O SOM AO REDOR 
(Brasil, thriller/drama, 2h11m, 2013, Kleber Mendonça Filho)
Dia 28/6 | 20h

ASCOM/PMA


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...