Advertisement

Facebook

Sesc Arcoverde leva a exposição Passos Poéticos para escolas do município


A vida e a obra do professor e poeta Carlos Alberto de Assis Cavalcanti estão sendo apresentadas aos alunos de Arcoverde. A iniciativa é do Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos do Sesc Arcoverde, que leva a exposição “Passos Poéticos - Itinerário da vida e Obra de ​Carlos Alberto de Assis Cavalcanti”, às escolas do município. A mostra está no segundo ano e tem como objetivo aproximar os autores locais da vida acadêmica de crianças, jovens e adultos. Desde a estreia, no início de 2016, nove unidades já receberam a exposição itinerante.

O Sesc monta uma estrutura nas bibliotecas das escolas onde são apresentados detalhes do homenageado. A Exposição fica em cada unidade por cinco dias. Nesse período, os alunos são convidados a participar das atividades que incluem uma exposição com fotos e poesias do autor e um vídeo com o poeta declamando trechos de sua obra. Na sexta-feira, último dia da exposição, eles participam do momento chamado “Um escritor na minha escola”, em que conversam com o próprio homenageado que lhes conta detalhes de sua obra. As atividades ocorrem nos horários de expediente das escolas, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Em 2017, mais quatro escolas terão a oportunidade de receber a exposição. Até a próxima sexta-feira (19/05), a exposição será apresentada na Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti de Barros Correia; em seguida, o Colégio São Domingos, de 22 a 26 de maio; e de 29 de maio a 02 de junho, a Escola Estadual Jornalista Edson Régis. O evento é gratuito e, apesar de ser realizado em instituições de ensino, também pode ser visitado pelo público em geral.

A curadoria da exposição “Passos Poéticos - Itinerário da vida e Obra de ​Carlos Alberto Cavalcanti” é de Pedro Gilberto, professor de artes do Sesc Arcoverde, e de Carla Torres, assistente administrativa da Unidade. A mediação educativa da exposição é da arte-educadora   Sandra Lira e a montagem fica por conta de Adriano Galvão e Matheus Lira.

O evento promove ainda uma interação entre a literatura e as artes visuais, em uma perspectiva educativa, para uma melhor compreensão do assunto proposto. Além disso, o Sesc Arcoverde provoca uma aproximação mais assídua dos alunos com a biblioteca das escolas. E mais: após cada evento, a Unidade faz um mapeamento e a catalogação de novos escritores e os inserem no mundo da literatura através das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos.

O Homenageado - Carlos Alberto de Assis Cavalcanti é mestre em Teoria da Literatura pela UFPE. Atualmente, é professor efetivo da AESA-CESA, na área de Letras e professor da Escola Industrial de Arcoverde. Carlos é membro correspondente da Academia de Letras de Cachoeiro do Itapemirim (ES), da Academia de Letras e Artes de Ponta-Grossa (PR) e da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa (RJ). Também é delegado municipal da União Brasileira de Trovadores (UBT). O poeta, autor de “Itinerário Poético” atua, principalmente, em temas relacionados à Literatura Brasileira e à Literatura Sertaneja, nos estilos literários poesia popular, cordel e repente.

Serviço
Sesc Arcoverde – Exposição Passos Poéticos
Datas e locais:
Até o dia 19 de maio – Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti de Barros Correia
de 22 a 26 de maio – Colégio São Domingos
de 29 de maio a 02 de junho – Escola Estadual Jornalista Edson Régis
horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada: gratuita
Informações: Sesc Arcoverde – (87) 3821-0864

Claudio Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...