Advertisement

Facebook

Projeto Colmeia oferece serviços gratuitos em Caruaru

A feira de saúde e cidadania reúne serviços na Praça do Marco Zero, das 8h às 15h



A população caruaruense será beneficiada com mais uma edição do Projeto Colmeia, nesta sexta-feira (28), das 8h às 15h, na Praça do Marco Zero, no centro da cidade. Quem passar pelo local poderá usufruir dos serviços gratuitos que serão oferecidos, entre eles: aferição de pressão arterial, consultas médicas, teste rápido de colesterol, corte de cabelo, orientações sobre alimentação saudável e técnicas para o aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício.

Entre os serviços, o Sesc transmitirá a experiência do Banco de Alimentos, que faz parte do Programa “Mesa Brasil Sesc”, demonstrando a importância do aproveitamento integral dos alimentos para o equilíbrio do orçamento doméstico e o consumo consciente. Além disso, oficinas de artesanato serão realizadas pelos grupos do trabalho social com idosos e serão feitas apresentações artísticas dos grupos de artes e cultura, ambos desenvolvidos pela unidade do Sesc em Caruaru.

 Os parceiros do Sesc nesta edição também irão contribuir com a vasta programação do Projeto Colmeia na cidade. O Senac estará com orientações e teste rápido de colesterol, corte de cabelo, design de sobrancelhas e instruções para a prevenção do colesterol alto. A Secretaria Municipal de Saúde levará serviços em quatro áreas de atuação: Atenção Básica- com consultas médicas com clínicos gerais; Atenção Especializada – com escovação supervisionada, prevenção ao câncer de boca e orientações sobre saúde bucal; Vigilância Ambiental–com orientações sobre doenças transmitidas por animais e arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika e chikungunya; e Vigilância Sanitária – com informações sobre o controle da qualidade da água para o consumo humano.

As Secretarias de Políticas para as Mulheres e a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru vão oferecer orientações sociais, jurídicas e psicológicas, além de informações e encaminhamentos para o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), respectivamente. Já a Secretaria Estadual de Saúde participará com a Operação Lei Seca, através de instruções sobre direção responsável e a importância da devida utilização dosequipamentos de segurança. O Sebrae levará orientações sobre empreendedorismo e atendimento para microempreendedores individuais.

A empresa Racco passará informações sobre os cuidados necessários com a pele, além de dicas de beleza. O Procon estará fornecendo informações sobre os direitos do consumidor. A empresa Óticas Diniz abordará as doenças da visão e a prevenção. O Ministério do Trabalho e Emprego passará orientações sobre leis trabalhistas e contas inativas do FGTS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), levará informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais. Representantes do Exército Brasileiro também estarão no local para tirar as dúvidas das pessoas que querem seguir a carreira militar.

Instituições de Ensino Superior também se juntam ao Sesc nesta ação, trazendo estudantes em formação para aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A Faculdade Maurício de Nassau levará alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem para oferecer teste rápido para verificação da tipagem sanguínea e identificação de dermatomicoses (pano branco), orientações sobre incontinência urinária, fortalecimento do assoalho pélvico e sobre hipertensão, além da realização de aferição da pressão arterial.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida Asces/ Unita também estará representado pelos cursos de Enfermagem – com aferição de pressão arterial, medidas antropométricas (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal), e orientações sobre doenças negligenciadas; Direito – com orientações jurídicas -, Farmácia – com prevenção e detecção de doenças infectocontagiosas e orientações sobre utilização dos fitoterápicos; Fisioterapia – com avaliação cardiorespiratória; e Odontologia – com orientações sobre saúde e higiene bucal, avaliação e diagnóstico. E o Centro Universitário do Vale do Ipojuca UnifavipDeVry com os cursos de Nutrição, com avaliação nutricional e orientações sobre alimentação saudável, e Psicologia, com plantão psicológico, orientações e encaminhamentos.

A Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) fará emissão de credenciais para idosos e deficientes e dará orientações sobre educação no trânsito.Com a Compesa, será possível solicitar serviços em geral, obter orientações sobre consumo responsável da água, fazer o cadastro na tarifa social, solicitar parcelamentos de faturas e emitir 2ª via da contas de água.  O Centro de Orientação e Apoio em Aids/Centro de Testagem e Aconselhamento (COAS/CTA) dará orientações sobre a prevenção às DSTs/HIV/AIDS e distribuirá preservativos.

A Celpe estará participando com negociação de débitos, troca de titularidade (neste caso, é necessário apresentar CPF, RG, conta de energia e leitura atual do medidor, Xerox do contrato de locação, recibo de compra e venda do imóvel e/ou escritura), solicitação de novas ligações (é preciso apresentar originais e Xerox do CPF, RG e da conta da unidade vizinha), orientações sobre eficiência energética, uso responsável e seguro de energia elétrica. O 1º e o 2º Cartório de Registro Civil farão emissão de 2ª via da certidão de nascimento, casamento e/ ou óbito e habilitação para casamento civil. Já o Cartório de Registro Civil da Vila de Carapotós 2º Distrito fará emissão de 1ª e 2ª via de registro de nascimento, 2ª via de certidão de casamento e óbito e habilitação para casamento civil.Diversos veículos de comunicação da cidade também são parceiros do Sesc na realização do Projeto Colmeia em Caruaru.

Serviço:
Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania
Dia: 28 de abril de 2017
Horário: 8h às 15h
Local: Praça do Marco Zero - Rua 15 de Novembro, s/n, bairro Nossa Senhora das Dores

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...