segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ministro Mendonça Filho assina cessão de prédio histórico ao Ministério da Cultura no Recife




“Precisamos integrar cada vez mais as atividades tanto de educação, quanto de cultura” afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta segunda-feira, 12, durante a cerimônia de cessão do Casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto, no Recife, ao Ministério da Cultura, com a presença do ministro da Cultura, Roberto Freire.

Para Mendonça, a cessão gera uma economia para os cofres públicos e integra as ações de educação e de cultura na região. “O Ministério da Cultura procurava um lugar para instalar sua representação em Pernambuco, o que, provavelmente, teria custo para isso, enquanto nós temos um prédio que foi restaurado com recursos do Ministério da Educação. Nós cedemos o espaço e ao mesmo tempo queremos promover uma agenda de integração e estimular ações das duas pastas”, disse o ministro.

O casarão do edifício Francisco Ribeiro Pinto Guimarães tem área útil de 552m² e faz parte do conjunto de arquitetônico da Fundaj, no bairro de Casa Forte, no Recife. Além da sede da fundação, o espaço recebe o Museu do Homem do Nordeste, idealizado pelo sociólogo, Gilberto Freyre. O prédio histórico do século XIX pertence à Fundação Joaquim Nabuco, autarquia federal ligada ao Ministério da Educação, abrigará a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura por 24 meses.

Durante a solenidade, também aconteceu a pose da jornalista Ana Elyzabeth de Araújo Farache para o cargo de Coordenadora de Cinema da FUNDAJ. Farache é jornalista, fotógrafa e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, além de ter idealizado e realizado o festival de cinema Brasil Stop-Motion. “Ana tem uma ligação histórica com a área da cultura e das artes”, disse o ministro, “tem pela frente uma missão nobre e importante a altura da tradição de nossa cultura no Cinema da Fundação, tão bem liderado por até pouco tempo por Kleber Mendonça, a quem quero saudar e agradecer”, concluiu.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário