Advertisement

Facebook

Programa Brasil de Todas as Telas lança novo edital para desenvolvimento de projetos


A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE  lançaram nesta terça-feira, 27 de dezembro, a quarta edição da Chamada Pública PRODAV 05/2016, voltada para a seleção de propostas de desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais seriadas e não seriadas de longa-metragem e de formatos de obra audiovisual. Esta Chamada tem como objetivo o investimento no desenvolvimento de 70 projetos no valor total de R$ 10 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.
Esta linha do Programa Brasil de Todas as Telas já investiu em 263 projetos desde a sua primeira edição, em 2013.  Com investimentos na etapa de desenvolvimento, as produtoras brasileiras independentes ampliam sua capacidade de estruturação de seus projetos e de maturação de seus roteiros.
Cada proponente pode inscrever até duas propostas de desenvolvimento, que serão avaliadas de acordo com o potencial criativo do projeto, a qualificação técnica dos profissionais contratados e o histórico da empresa produtora brasileira independente proponente. É vedada a inscrição de projeto que já esteja em fase de produção. Também não serão aceitos projetos que tenham sido contemplados em linha de desenvolvimento do FSA e propostas contratadas ou inscritas em processo seletivo em curso nas chamadas públicas destinadas para Núcleos Criativos.
A distribuição dos recursos respeitarátambém os indutores regionais, destinando no mínimo 30% a propostas apresentadas por empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste; e no mínimo 10% para propostas apresentadas por empresas sediadas na região Sul, no Estado do Espírito Santo ou no Estado de Minas Gerais.
As inscrições iniciam-se no dia 28 de dezembro de 2016 e vão até o dia 16 de fevereiro de 2017.  Clique aqui para acessar o edital e seus anexos.
Na semana passada, a ANCINE anunciou o resultado final da edição anterior da Chamada Pública. Com 893 projetos inscritos, o PRODAV 05/2015 foi a edição mais concorrida da linha de investimento desde o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas, em 2014. Após diversas etapas eliminatórias, 162 projetos foram enviados para análise da Comissão de Seleção, que elegeu 88 contemplados.
Saiba mais sobre o Programa Brasil de Todas as Telas
O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. Trata-se de uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. Foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA.
Os resultados do Programa vêm superando as metas estabelecidas. Até outubro deste ano, foram 486 longas-metragens e 476 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento em desenvolvimento de projetos também foi bem-sucedida, rendendo a estruturação de 69 núcleos criativos em todas as regiões do país, e garantindo o desenvolvimento de 769 novos projetos de obras audiovisuais.
Em seu terceiro ano, o Programa Brasil de Todas as Telas garante a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro. Para dar previsibilidade às suas ações de investimento, a ANCINE disponibilizou o Calendário de Financiamento para o biênio 2016/2017, que traz as datas previstas para a abertura e divulgação de resultados das chamadas públicas do Programa.
Informações: Minc

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...