Advertisement

Facebook

Amigos e familiares falam sobre seu Lídio Maciel

A Prefeitura de Arcoverde inaugurou, na tarde de ontem (16),o Pátio da Feira Lídio Cordeiro Maciel, que abrigará mais de 500 feirantes vindos da feira do São Cristóvão. Na ocasião os filhos de saeu lídio comentavam a inauguração como um dia feliz.

O homenageado: Lídio Cordeiro Maciel, que ficou conhecido na cidade por seu empreendedorismo. Nascido em Pesqueira, em 27 de junho de 1921, adotou Arcoverde como município, onde fez sua história e morou durante 61 anos.
Em 1948, começou a trabalhar como comerciante do ramo de cereais em feira livre na Avenida Coronel Antônio Japiassu, já que não havia mercado público. Algum tempo depois foram transferidos para onde é hoje o Democrático.                                        

Em 1950, na gestão do prefeito Severiano José Freire Filho foi inaugurado o Mercado Público Municipal, tal como é hoje, e ele foi contemplado com um espaço que pertence à família até os dias atuais.

" A nossa família rcebeu essa homenagem de forma feliz e honrada essa justa homenagem ao nosso pai, que a vida todinha foi cerialista negociando em feira livre. Criou dez filhos através do mercado. A vida nossa tem uma parte da história que é toda referente a feira livre mercante . Tanto meu pai como minha mãe era de feirante. Minha mãe de feira livre e meu pai de mercado. Desde a época do Democrático, quando ele veio de Pesqueira. Iniciando no Democrático e depois no Mercado Municipal de Farinha passando 61 anos em Arcoverde. Estamos honrados e felizes, pela honra a ele dedicada, fruto de um passado ao qual ele se dedicou . A nossa família ele esteve presente e participou e ainda hoje a nossa família continua negociando no mercado. Quero agradecer a Célia autora do projeto e a todos os vereadores e a prefeita Madalena pela homenagem. Eu defino meu pai como um homem justo, criou dez filhos da melhor forma que podia, com dignidade e pelo ser humano maravilhoso que ele foi"; destacou Wellignton Maciel.



Segundo Célia Rejane Maciel, esposa de Wellignto  " Esta é uma justa homenagem a um homem que foi exemplo de dignidade, seriedade, bondade, retidão e amor ao próximo, exemplo de empreendedor sério de sucesso em sua época.
Arcoverde cidade que escolheu como sua terra natal, para educar sua grande prole de 10 filhos junto com sua amada Iraci Maciel, que partiu para os Braços do Senhor tão precoce.

O conheci muito nova, ainda aos 14 anos, mas a convivência e admiração com meu amado pai era constante , pois negociavam semanalmente.

Uma passagem marcante que lembro até hoje em nossas longas conversas, me falou que assim qdo soube que Jose Wellington Cordeiro Maciel Maciel, estava namorando com a filha do Sr. Vidal alertou, cuidado rapaz agora você está namorando com uma moça de respeito e o pai dela é meu grande amigo! Cuidado viu!

Conversava horas sobre passagens junto com meu pai e assim, tenho saudade desse ser espetacular que para mim foi pai, amigo, sogro, avô e ser humano de uma fé inabalável e caridade inigualável.  A homenagem mais justa que já vi! 
Parabéns aos que tiveram essa nobre iniciativa!"

Para Albérico Pacheco, Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, "Esta é mais uma boa iniciativa da Prefeita Madalena Britto, a de batizar o novo Pátrio da Feira do São Cristóvão com o nome do saudoso Lídio Cordeiro Maciel. Seu Lídio era um cidadão simples; um comerciante muito popular que, no seu quadrado do Mercado de Cereais de Arcoverde - no emblemático Beco do Buíque - tornou-se conhecido, admirado e respeitado pela sua maneira gentil, séria e honesta de atuar. Por todos era conhecido e chamado carinhosamente de Lídio da Farinha e, foi exatamente e simplesmente como Lídio da Farinha, que ele educou e encaminhou todos os seus filhos. Todos, a exemplo do pai, homens e mulheres de bem.
Se não era um homem de grandes posses ou considerado um grande comerciante de sua época, aos seus herdeiros, deixou a maior herança que um homem pode deixar: caráter e dignidade!!!!!
Parabéns à família Cordeiro Maciel. Parabéns meus amigos Wellington e Lídio com os quais tenho contato mais próximo. Finalmente seu Lídio teve o reconhecimento que sempre mereceu. E olha que é um grande e justo reconhecimento. Não terá seu nome marcado apenas num pequeno quadrado num simples mercado de cereais, mas num grande e estruturado pátio de uma grande feira, de um grande bairro, de uma grande cidade.
Viva Seu Lídio da Farinha!!!!!!"

E aqui termina o nosso especial sobre a mudança da Feira do São Cristóvão.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O nome da minha avó, já falecida era Quiteria Cordeiro Maciel, ela era de Vila de Cimbres. Pesqueira. Foi casada co Josué Alves Beserra, depois de ficar viúva veio para O RJ e morava aqui com alguns dos filhos, inclusive minha mãe. Provavelmente ela devia ser parente do Sr. Lídio.

    ResponderExcluir

Comments

...