Advertisement

Facebook

A vida com Chikungunya


Eu fiz e refis esse texto umas mil vezes; talvez por ter tanto a dizer e não pretender esquecer algo, mas espero que isso não aconteça.

No final de setembro para começo de outubro de 2015 fui picada pelo mosquito aedes aegypti, no mesmo instante um queimor tomou conta dos meus braços  e corpo e uma coceira seguida de manchas vermelhas veio em seguida. Eu já havia tido dengue ( 02 vezes), então sabia que não era o que vinha por ai. No dia seguinte , eu sentia fortes dores nos pés e mãos, febre, dores de cabeça e uma coceira tão grande que não me permitia dormir. Ao chegar ao médico , veio a descoberta, eu estava com Chikungunya.

Fiquei  4 sem dormir até tomar um anti alérgico que me ajudou. Passei quase todo o mês de outubro de cama, por que as dores nos pés não me permitiam levantar. Em novembro eu andava um dia sim e três não. E desde então, isso vem acontecendo. A doença que não sai do meu organismo , afetou mãos, pés, estômago e acredito que também a visão. A minha mobilidade está reduzida e a minha frustração e tristeza só aumentam por perceber que a ciência só vem estudando a Zica que teoricamente era mais fraca que a dengue e a chikungunya; mas se destacou pela desgraça que vem fazendo com as grávidas.  

A sensação de quem tem essa doença , é de que nunca mais voltará ao normal. Na minha casa todos contraíram essa doença, e é frustrante perceber que depois de tomar mais de 10 tipos de remédios você não vê evolução alguma no seu quadro. É como se os médicos não soubessem nada a respeito da doença. 

A chikungunya afetou muito as minhas mãos e pulsos e a minha tendinite piorou uns 100%, por isso os intervalos que vocês vem percebendo nas postagens do blog. Quando estou melhor venho aqui e escrevo para vocês, depois não consigo digitar nada e ai os intervalos. 

É revoltante ter a vida estagnada por um mosquito e pior, é saber que isso ainda vai demorar meses ou quem sabe anos. Só sabe o mal que essa doença faz quem teve ou está com ela, por que as pessoas não acreditam que você está doente há tanto tempo. Existem países onde pessoas adquiriram a doença e após 05 anos do contágio sentem dores nas articulações. O que nos dá uma desesperança terrível. Essa doença atrasa a vida de qualquer pessoa , mexe com o emocional da gente e acreditem, eu já desejei ter morrido só para me ver livre desse tormento. Se você ainda não teve dengue, zica ou chikungunya, fique alerta, cuide da sua casa e evite que esse mal chegue até você e aos seus Aqui nós tentamos evitar ao máximo, mas mesmo assim, não conseguimos. Espero que vocês tenha mais sorte.

A chikungunya mata , até por que ela acentua qualquer doença inflamatória que você tenha e pode afetar rins, coração, fígado, estômago e cérebro.

Se cuidem,

Amannda Oliveira

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Oi tudo bem estou com chikungunya a 1 mês, além das dores clRoC é inchaço nos pés,o meu estômago não e mais o mesmo, sinto muito enjoo dor queimação e falta de apetite já emafemag 5 kilos,mui mu triste,o que vc sente no estômago?

    ResponderExcluir
  2. Vc ainda está ruim do estômago porque estou a 1 mês e 8 dias com a chikungunya é o meu estômago vive enjoado queimando sem apetite

    ResponderExcluir
  3. Olá Valquiria, o estômago não é mais o mesmo e acredite , nós nunca voltamos ao normal. Tive essa doença há mais de dois anos e não voltei ao normal. Se temos alguma disposição para algum problema de saúde ela acentua. Meus pés nunca desincharam e até hoje sinto dores nas articulações. Melhoras viu!

    ResponderExcluir

Comments

...