Advertisement

Facebook

Acessibilidade Cultural em pauta de seminário na Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco

Temas como educação inclusiva e a oferta de programações e espaços culturais acessíveis a pessoas com deficiência serão debatidos no 1º Seminário Estadual de Acessibilidade Cultural. O evento, fruto de uma parceria entre Secult/Fundarpe e a Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco (ACAAPE), acontece nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, no Bairro do Recife.

A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público, sujeita à lotação do auditório da Superintendência do Banco do Brasil, que apoia a iniciativa. De acordo com a vice-presidente da Fundarpe, Antonieta Trindade, “é momento de reunirmos diversas entidades e agentes culturais que elaboram e lutam por ações inclusivas na sociedade, para que possamos reforçar compromissos e discutir estratégias que permitam o acesso de todos e todas aos nossos bens culturais”.

Para Telma Andrade, presidente da ACAAPE, “a cultura diverte, informa e precisa incluir aqueles que ainda hoje são excluídos na nosso cotidiano, nesse sentido, queremos dialogar com gestores culturais de todo o estado, apresentando experiências exitosas e apontando caminhos para superarmos as dificuldades nesta área, que ainda são muitas”, destaca.

A mesa de abertura do evento vai contar ainda com as participações do Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja; da Presidente da Fundarpe, Márcia Souto; e também do Superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Bernardo Klimsa. Além de representantes da Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco, Associação Pernambucana de Cegos.

Palestras sobre a lei brasileira de inclusão; a importância do cooperativismo na cultura; e o papel do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura na construção da acessibilidade cultural – que será ministrada pelo superintendente do Funcultura, Gustavo Araújo -, são outros destaques da programação. O público presente vai poder aplaudir a apresentação do grupo de Maracatu da Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil e, encerrando o evento, um pocket show da banda recifense NUGRAU, formada por músicos com deficiência visual.

Confira a programação completa e participe!

Seminário Estadual de Acessibilidade Cultural
Quinta-feira, 10 de dezembro | Das 8h às 18h
Local: Auditório da Superintendência do Banco do Brasil – Av. Rio Branco, 10º andar/Bairro do Recife

PROGRAMAÇÃO

8h – Inscrição
Grupo musical- Maracatu APABB

9h – Abertura
Márcia Souto – FUNDARPE; Marcelino Granja – SECULT; Telma Andrade – ACAAPE; Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco – ADM; Associação Pernambucana de Cegos - APEC; Bernardo Klimsa – SEA

9h30 – Palestras e Debate
- Um Novo Olhar Sobre a Cidade – Maria Goretti Santana
- Lei Brasileira de Inclusão: Direito à Cultura – Roberto Tiné
- Cultura Acessível na Economia Solidária – Cristina Souza
- A Musicalidade dos Surdos – Irton Silva (Ras Batman Griô) + Grupo “Batuqueiros do Silêncio”

14h30 – Palestras e Debate
- A importância do cooperativismo na cultura – Dr. José Edson Monteiro- SEBRAE
- Espaços Culturais Inclusivos - Sônia Barbosa Batista – INTERCAMPI
- A Educação Inclusiva e a Arte – Nilton Pereira da Cunha – ACAAPE
- Educação Musical Inclusiva do IAPQ ao CEMO – Fátima Marinho – Coordenadora do Grupo de Teatro e Dança do Instituto dos Cegos Antônio Pessoa de Queiroz.
- O Funcultura na Construção da Acessibilidade Cultural - Gustavo Antônio Duarte de Araújo – FUNCULTURA

17h – Encerramento/Agradecimentos
ACAAP – Telma Andrade
Apresentação da banda NUGRAU

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...