Advertisement

Facebook

Garanhuns sedia Feira do Produtor Rural e Seminário da Agricultura Familiar



O município de Garanhuns recebe a partir desta quarta-feira (25/11) o Seminário Compras Institucionais e Agricultura Familiar e a Feira do Produtor Rural, que serão realizados no Parque Euclides Dourado. O evento se prolonga até o domingo (29/11), com palestras, oficinas e a Feira do Produtor.

Os dois primeiros dias do evento (25 e 26) estarão voltados para a discussão da ampliação das compras institucionais pelos diversos órgãos da administração pública federal e estadual, que representam uma importante oportunidade de negócio para os produtores rurais.  Para isso, o Seminário terá a participação de representante da CONAB, Thays Queiroz, que explanará sobre o suporte dado pelo órgão aos agricultores para que possam se organizar e participar das compras institucionais. Também haverá a palestra de Gustavo Assis, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos.

Criado em 2012, o Programa de Aquisição de Alimentos abriu uma nova possibilidade de comercialização para as famílias de agricultores familiares de todo o País ao permitir que municípios, estados, órgãos federais e o Distrito Federal comprem seus produtos de forma simplificada, por meio de chamadas públicas, com dispensa de procedimento licitatório. “Além de utilizar o poder de compra do Estado para promover o desenvolvimento local, estimulamos circuitos de comercialização mais curtos, sem atravessadores, o que deixa os alimentos produzidos pela agricultura familiar ainda mais nutritivos, saborosos, mais frescos”, destaca o coordenador substituto de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Gustavo Assis.

Ainda compondo a programação do primeiro dia do evento, terá a palestra “Desafios e Oportunidades para a Agricultura Familiar”, com a professora Horasa Andrade, da UFRPE. Na abertura solene do evento, além do Gerente da Unidade do Agreste Meridional do Sebrae, Moshe Dayan, estarão presentes representantes da Prefeitura Municipal de Garanhuns e do Governo do Estado.

A palestra magna do evento terá como tema “Agricultura familiar, produção agrícola sustentável e desenvolvimento local” e será ministrada pelo professor e pesquisador Luís Tadeu Assad. No dia 26/11, serão realizados debates sobre as Oportunidades de Negócio para a Agricultura Familiar, com a participação de Luís Pivovar, consultor do Sebrae nacional; Tahys Queiroz, da CONAB; além de representantes do IPA, Ministério da Defesa e outros órgãos estaduais e federais.

À tarde, além da oferta de palestras, será realizada a Rodada de Oportunidades de Negócio, com a participação de diversos órgãos que já adquirem gêneros da agricultura familiar. Paralelamente às capacitações, em todos os dias estará em funcionamento a Feira do Produtor Rural, com horário de visitação das 8h às 20h, com a presença de expositores de diversas regiões do Estado.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Em todas as palestras serão conferidos os certificados aos participantes.

III Feira de Sementes Crioulas – O objetivo da feira é divulgar a importância das sementes crioulas, bem como o resgate e a utilização da biodiversidade local frente ao avanço das sementes melhoradas geneticamente da agricultura moderna. Nesse sentido a feira vai promover rodas de diálogos sobre sementes crioulas, além de exposições e trocas de sementes crioulas, preservadas ao longo do tempo, por vários produtores do Agreste Meridional.


Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...