Advertisement

Facebook

"Preservar Igarassu" acontece neste sábado (15)



Comemorado dia 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico será lembrado em todo o país com a realização de diversas ações culturais. Em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, a comemoração terá um sentido a mais para a cidade histórica. É que o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por meio da produtora Tabuleiro Produções, levará ao município a Exposição "Preservar Igarassu", a partir do dia 15, às 19h, marcando a inauguração oficial da Casa do Patrimônio/Iphan na cidade. A Exposição ficará aberta ao público até o dia 17 de agosto do próximo ano, de segunda a sexta, das 9h às 12h, e das 13h às 17h, no Sobrado do Imperador, localizado na Rua Barbosa Lima, nº 122, Sítio Histórico.

No mesmo local, celebrando a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (promovida pela Fundarpe), a Casa do Patrimônio/Iphan em Igarassu desenvolverá, de 17 a 21 de agosto deste ano, mais um experimento do projeto “Sobrado dos Bonecos”, desta vez com foco no mais novo bem cultural pernambucano registrado como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro: o Mamulengo. O evento contará com oficinas voltadas ao público infantil, jovem e adulto; rodas de conversa intituladas “História de um Brincante”, para as quais serão convidados mestres mamulengueiros que atuam há bastante tempo no Estado de Pernambuco; apresentação do Inventário e do Registro dos Mamulengos; discussões sobre a construção e planejamento da Salvaguarda dos Mamulengos; feira de bonecos; e apresentações de grupos de Teatro de Bonecos. As oficinas contarão com a participação dos mamulengueiros de Igarassu e de outras cidades do Estado. As inscrições para participação nas oficinas poderão ser feitas pelos telefones (81) 3545-0537 / (81) 3545-0307 ou presencialmente na Casa do Patrimônio, no Sobrado do Imperador.

Durante a permanência da Exposição “Preservar Igarassu” serão realizadas diversas atividades culturais e de cunho educativo a serem desenvolvidas em conjunto com a sociedade e a Rede de Parceiros da Casa do Patrimônio/Iphan em Igarassu.

A Mostra pretende promover o patrimônio histórico, cultural e paisagístico do município por meio de painéis expositivos, exibição de vídeo / documentário, peças representativas do seu patrimônio imaterial e apresentação de importantes expressões culturais da cidade, como o teatro de bonecos dos grupos Q-Riso e Mulungu, a revista literária NAUvoadora e o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (nomeado patrimônio vivo do Estado de Pernambuco e reconhecido como o maracatu mais antigo do Brasil).

Todas essas ações são realizadas pela Superintendência do Iphan em Pernambuco / Casa do Patrimônio em Igarassu, com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Igarassu / Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, e produzidas pela Tabuleiro Produções, empresa sediada na Bahia, contratada pelo Iphan/PE. Mais informações pelos telefones (81) 3545-0537 e (81) 3545-0307 – Escritório Técnico do Iphan em Igarassu (PE) / Casa do Patrimônio.

 Fernando Fagundez

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...