Advertisement

Facebook

Museu do Barro abre as portas com exposição em homenagem à arte figurativa do Alto do Moura

Mostra terá abertura na próxima sexta-feira (14), às 14h, e foi criada em comemoração aos 106 anos do Mestre Vitalino



Em comemoração aos 106 anos do Mestre Vitalino e da Arte Figurativa do Alto do Moura, o Museu do Barro de Caruaru abre as portas nesta sexta-feira (14), às 14h, com uma nova exposição. A mostra conta vários desenhos e pinturas, leituras e releituras das obras dos Mestres Vitalino, Manuel Eudócio e Zé Caboclo, desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Rubens de Lima Barros, sob a orientação do professor Oswaldo Pereira.

A exposição é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Secretaria de Educação de Caruaru e a Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Rubens de Lima Barros, e estará aberta ao público até o dia 19 de setembro deste ano.

A arte figurativa no Alto do Moura em Caruaru marca um período rico da produção artística em esculturas de barro no Agreste de Pernambuco. A determinação do Mestre Vitalino em realizar a partir dos seis anos uma produção que retrata figuras humanas, animais, e cenas do cotidiano, foi um divisor de águas na produção de Caruaru, sendo disseminada em toda região.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, a parceria da Escola com o Museu do Barro de Caruaru cumpre uma função fundamental do uso desse equipamento. “É um momento de estreitamento das relações entre a comunidade escolar com o MUBAC, despertando nos estudantes o reconhecimento da importância dos mestres artesãos na identidade cultural do Agreste de Pernambuco”, avalia Márcia Souto.

Para Oswaldo Pereira, que também foi o curador da exposição, será uma boa oportunidade da população, principalmente dos jovens, conhecerem mais sobre este trabalho. “Comemorar simbolicamente a arte figurativa, realizando uma exposição de desenhos e pinturas dos estudantes da Escola Municipal Rubem de Lima Barros, com as releituras das obras de alguns mestres do Alto do Moura, é de extrema relevância para a compreensão do valor cultural dessa produção”, explica ele.

Serviço
106 anos do Mestre Vitalino e da Arte Figurativa do Alto do Moura
Museu do Barro de Caruaru (MUBAC)
Abertura: Sexta-feira (14) | 14h
Terça a sábado, das 9h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Mais informações: (81) 3727 7839

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...