quarta-feira, 10 de junho de 2015

Os homenageados do São João do Recife 2015

Foto: Andréa Rêgo Barros

A Prefeitura da cidade do Recife, anunciou nesta quarta-feira (10), a programação do São João 2015 que homenageará o cantor e compositor Genival Lacerda e as cirandeiras Maria Dulce e Severina (Biu) Baracho, conhecidas como as irmãs Baracho. 

GENIVAL LACERDA – O cantor e compositor nasceu em Campina Grande, na Paraíba, no dia 5 de abril de 1931. Em 1950, Genival Lacerda começou sua carreira na terra natal, onde trabalhou como radialista. Já no ano de 1953, veio para a cidade do Recife e, dois anos depois, gravou o primeiro 78 rotações. No ano de 1975, estourou nas paradas de sucesso com a música "Severina Xique-Xique", um marco na sua carreira. Em seguida, vieram inúmeros outros sucessos como "Radinho de Pilha" e "Mate o Véio". Artista completo, Genival também já fez cinema, teatro, rádio, televisão e até programas de humor.

IRMÃS BARACHO – Maria Dulce, 67 anos, natural de Carpina, e Severina, 55 anos, de Nazaré da Mata, carregam um sobrenome de importância histórica para a cultura popular pernambucana e brasileira. Filhas de Antônio Baracho da Silva, ou simplesmente Baracho, falecido em maio de 1988, elas assumiram a responsabilidade de manter e divulgar o trabalho de seu pai: a ciranda. Baracho é considerado um dos maiores compositores de ciranda do Estado e Dulce e Severina cresceram nas rodas e cantigas de ciranda acompanhando seu pai nas apresentações respondendo aos versos entoados por ele. Elas também são conhecidas por acompanhar a cirandeira Lia de Itamaracá em suas apresentações.

Informações: PCR

Nenhum comentário:

Postar um comentário