Advertisement

Facebook

I Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação acontece em Recife


Às vésperas do II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (10 a 12 de abril), que será realizado em Belo Horizonte, a sede do primeiro ENDC receberá o Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (ENeDC – 12 a 14 de março). A Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, receberá lideranças de diversos estados da região, para trocar informações sobre as lutas em cada cidade e também entre os diferentes segmentos da luta pelo direito à comunicação: midiativistas, academia, comunicadores comunitários e populares, dirigentes de emissoras públicas, sindicatos, coletivos, operadores do direito e representantes de entidades da sociedade civil. O I EneDC terá como mote: “Somando vozes pela liberdade de expressão!”

O evento está sendo organizado de forma coletiva pelo Centro de Cultura Luiz Freire, Fórum Pernambucano de Comunicação/FNDC-PE e diversas entidades parceiras por todo o Nordeste. Qualquer pessoa pode se inscrever para participar e mesmo para realizar atividades autogestionadas como rodas de dialogos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos ou relatos de experiência.

Após as eleições de 2014, o debate sobre a mídia ganhou força, mas nem sempre tem sido evidenciado o discurso dos movimentos sociais. Na pauta desses grupos, está o fortalecimento do sistema público, o combate à censura, a sustentabilidade da comunicação popular, local, independente e comunitária, e – naturalmente – a construção de estratégias para uma regulação democrática da radiodifusão.

O “terreno” é fértil para se fazer este debate ganhar força em nosso país. Precisamos reconhecer a dimensão do momento histórico que se expressa através do fortalecimento dos coletivos organizados via internet na produção de conteúdo para diferentes movimentos sociais. Ao mesmo tempo, é preciso discutir e evidenciar as perseguições a comunicadores populares, como os representantes de rádios comunitárias que estão sofrendo processos judiciais.

Dessa necessidade que temos de não só discutir esses temas (na academia e em outros círculos), mas principalmente reuni-los e unir forças para que estejamos juntos na luta pela democratização da comunicação nasce o ENeDC. Com esse objetivo, e buscando preparar suas lideranças para o Encontro Nacional do Direito à Comunicação, uma série de entidades está se organizando para realizar o encontro, no Recife. Venha também somar sua voz à luta pela liberdade de expressão no Nordeste!

AblogPE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...