Advertisement

Facebook

Deputado Federal Zeca Cavalcanti propõe criação de Comissão Parlamentar Externa para acompanhamento das ações de combate à Seca no Nordeste


O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, requerimento que cria Comissão Externa para acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido nordestino. Pela proposta, a Comissão será composta por nove membros do Legislativo Federal.

O parlamentar pernambucano lembra que o colapso do abastecimento de água, provocado pela estiagem, está causando a pior seca dos últimos 50 anos no semiárido nordestino ,e afirma a importância da participação ativa para enfrentar o problema: “Temos que permanecer vigilantes nas ações de combate à seca. A estiagem é devastadora na vida de diversas famílias”. Para se ter uma ideia, 60% dos municípios de Pernambuco sofrem com racionamento de água. O açude Poço da Cruz - maior reservatório do Estado, situado no município de Ibimirim, no sertão Pernambucano - está com 7% da sua capacidade de água, de um total de 500 milhões de metros cúbicos. A oferta de água foi suspensa para evitar o volume morto, que agravaria ainda mais o colapso da falta de água. 

Zeca Cavalcanti ressalta o destaque das constantes notícias veiculadas na imprensa sobre seca no semiárido. Já este ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que há 45% de chance da quadra chuvosa ser abaixo da média, em municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Em outra recente matéria da Imprensa, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ressalta que "Nesse período, chove em torno de 400mm, mas, devido à atuação do fenômeno El Niño, a previsão é de que chova abaixo de 70% do que é esperado".

Informações: Paulo Edson

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...