O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), inicia nesta segunda-feira (12/01) o ciclo de oficinas sobre o 8º Edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015. A primeira oficina será realizada, das 14h às 18h, em Olinda, no auditório da Secretaria de Educação, localizada na Rua 15 de novembro, 184, Varadouro. Na terça-feira (13/01), a capacitação será ministrada no Recife, das 14h às 18h, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, localizada na Avenida Guararapes, 233, Santo Antônio. O edital público irá disponibilizar R$ 20,5 milhões para projetos na área audiovisual, de filmes de curta e longa-metragem, produtos para TV, mostras, festivais, seminários, cineclubes, pesquisas, acervos, cursos e oficinas, entre outros.
As oficinas pretendem orientar os realizadores audiovisuais, cineclubistas, pesquisadores, produtores culturais e educadores que desejam elaborar projetos para a seleção pública. Os facilitadores da oficina, Carla Francine, Mauro Lira e Shirley Hunther, irão apresentar o edital com detalhes sobre a elaboração de projetos e esclarecer dúvidas dos participantes. O acesso é gratuito, não é necessário fazer inscrição prévia.
O ciclo de formação irá contemplar todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado, passando por mais 20 cidades, como Serra Talhada, Caruaru, Igarassu, Petrolina e Timbaúba, entre outras. Em breve serão divulgadas as datas e locais das demais oficinas. Um dos objetivos das oficinas é potencializar a descentralização do audiovisual no Estado, focando ainda mais nas linhas Revelando Pernambucos e Formação de Cineclubes.
SELEÇÃO PÚBLICA – O 8º Edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2014/2015 foi lançado no dia 17 de novembro de 2014, com valor total de R$ 20.050.000,00 (vinte milhões e cinquenta mil reais) para projetos de filmes de longa e curta-metragem, produtos para televisão, pesquisas, formação (cursos, oficinas, seminários, encontros), difusão (festivais, mostras, prensagem e distribuição de produtos pernambucanos), projetos de preservação e cineclubes. O período de inscrições de projetos foi iniciado no dia de 17 de dezembro de 2014 e encerra em 4 de fevereiro de 2015.
CADASTRO - Os produtores e realizadores do setor audiovisual terão até o dia 23 de janeiro para se inscrever ou atualizar os seus cadastros de Produtor Cultural (CPC). O procedimento de atualização do CPC deve ser feito anualmente. Aqueles que não tiverem cadastro renovado ficam impedidos de participar dos editais do Funcultura. A inscrição ou renovação no Cadastro de Produtor Cultural pode ser feita presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no setor de Atendimento do Funcultura, localizado no térreo da sede da Fundarpe (Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife). Também é possível fazer a inscrição com o envio de formulário e documentação pelos Correios.
SERVIÇO
Ciclo de oficinas sobre o 8º Edital do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2014/2015
Segunda-feira (12/01), das 14h às 18h, no auditório da Secretaria de Educação - Rua 15 de novembro, 184, Varadouro, Olinda.
Terça-feira (13/01), das 14h às 18h, na Faculdade Joaquim Nabuco - Avenida Guararapes, 233, Santo Antônio, Recife.
Acesso gratuito – Não é necessária inscrição prévia.
Informações: (81) 3184.3076 | cinemafundarpe@gmail.com
Fundarpe
0 Comentários