segunda-feira, 10 de março de 2014

Campanha de vacinação contra o HPV começa hoje em Garanhuns

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Municipal de Imunização, informa que começa hoje (10), a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Garanhuns é mais uma das cidades que adere a campanha nacional, que tem como objetivo vacinar meninas de 11 a 13 anos de idade contra o vírus responsável por cerca de 70% das mortes de câncer do colo do útero no mundo. A campanha se inicia hoje nas escolas das redes estadual, municipal e privada e se estende até o fim do mês para que, em seguida, seja inserida na rotina dos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora de imunização, Joana Darc, “realizamos anteriormente reuniões com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Coordenadoria da Mulher, com o objetivo de traçar os planos de ações definidos pelo Ministério da Saúde (MDS). Nesse primeiro momento, a reunião foi feita para comunicar e informar sobre a importância da vacina que é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus HPV, e, em seguida, realizamos toda uma preparação com as escolas”, comenta.

A coordenadoria de Imunização estima que cerca de 3.500 adolescentes sejam vacinadas no município, ressalta também que a segunda dose da vacina deverá ser feita seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose, para que, dessa forma, todas as adolescentes possam ficar devidamente protegidas contra o Papiloma Vírus Humano. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade juntamente com o cartão de vacinação. 

Samara Pontes


Nenhum comentário:

Postar um comentário