Advertisement

Facebook

Programa recupera barragens e perfura cacimbas nas localidades afetadas pela seca, em Salgueiro

Foto: Divulgação

Dentro da perspectiva de convivência com o semiárido e com o objetivo de oferecer suporte ao homem do campo, para que ele permaneça em sua terra, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está realizando a recuperação de barreiros e barragens e limpeza e escavação de cacimbas.

Em pleno vapor, a operação, de janeiro, até agora, reformou 11 barragens nos sítios Quixaba, Formosa, Mocó, Bezerro dos Lopes, Logradorzinho, Canoa e Negreiros, com prioridade para a revitalização de paredes quebradas e, na sequência, abertura de sangradores, desassoreamento e ampliação de paredes. "O investimento na infraestrutura hídrica do município, aguardando o esperado fim da estiagem, traz de volta, ao homem do campo, a expectativa de convívio na sua terra”, justifica o diretor de Recursos Hídricos, Marcos Macêdo.

Dando continuidade às ações de 2013, quando foram perfuradas ou reformadas, mais de 300 cacimbas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, só nos dois primeiros meses do ano de 2014, entrega mais 50, para garantir água aos animais e possibilitar o cultivo de milho sorgo e forrageiro para o pasto.

Outros dados da convivência: No final do ano passado, o distrito do Pau-Ferro recebeu uma barragem, estando mais duas em fase de conclusão, no Baixio da Cacimbinha e no Poço da Pedra.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos, a Secretaria aguarda a chegada de 400 cisternas de polietileno, de 16 mil litros, consequência de parceria entre o Programa Água para Todos, da Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf e município de Salgueiro.

Em 2013, Conceição das Crioulas recebeu 600 cisternas de placas, com capacidade para 16 mil litros, resultantes do ‘Programa 1 Milhão de Cisternas’ – P1MC, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, através da Articulação no Semiárido Brasileiro – Asa, em parceria com a Prefeitura.

Água - município de Salgueiro tem toda a área rural atendida com água potável. São 28 carros-pipas matando a sede em 155 localidades. Desse total de transportes, 22 são frutos de uma parceria entre Exército e Prefeitura. Os demais operam, exclusivamente, pelo município. "Hoje contamos com uma frota de 28 carros pipa que ameniza a situação de abastecimento de água na área rural. Durante o período de estiagem, esta é a única fonte de água potável das comunidades", explica Marcos Macêdo.

Informações: Prefeitura


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...