Advertisement

Facebook

Nota Oficial do Governo do Estado sobre ensaios de Maracatu na Mata Norte

A marca do Governo do Estado na política cultural tem sido a valorização da cultura popular pernambucana. Neste cenário, o Maracatu de Baque Solto ocupa lugar de destaque. De 2008 a 2013, mais de 2 milhões e 300 mil reais foram destinados às diversas apresentações e encontros de agremiações da Zona da Mata. Nos últimos três anos, através do Festival Pernambuco Nação Cultural, 19 sambadas foram realizadas nos terreiros da Mata Norte, sempre em parceria com os brincantes. 

Foto: Marcos Melo
Historicamente, a programação do Carnaval de Pernambuco contempla cortejos de maracatu em diversos polos e também apoio a encontros tradicionais da manifestação. Especialmente neste período, o governador Eduardo Campos faz questão de visitar cidades como Nazaré da Mata e Carpina para prestigiar esta rica tradição, que resiste e se renova no Estado. 

Sobre a restrição de horário dos ensaios do maracatu, é importante dizer que se trata de um acordo isolado, pactuado formalmente entre uma autoridade policial local e um representante do Cambinda Brasileira. Portanto, não configura medida proposta pela gestão da política estadual de cultura. Não há, nunca houve orientação do Governo do Estado neste sentido. 

Por sua vez, a Secretaria de Defesa Social reafirma também o compromisso de sempre atuar para garantir o direito dos pernambucanos de participarem, com toda a segurança, das nossas manifestações culturais.    

Marcelo Canuto 
Secretário de Cultura de Pernambuco 

Alessandro Carvalho
Secretário de Defesa Social de Pernambuco 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...