Advertisement

Facebook

Garanhuns comemora festa de Momo ao som do jazz e do blues



O Garanhuns Jazz Festival (GJF), evento criado há sete anos como uma opção para quem deseja uma alternativa de diversão mais tranquila durante o Carnaval, chega em sua 7ª edição com uma série de novidades que vão transformar Garanhuns, município localizado no Agreste de Pernambuco, na capital do jazz e do blues entre os dias 1º e 4 de março. Serão diversos shows em palcos descentralizados, workshops e oficinas musicais, com conforto e horários super democráticos. É importante ressaltar que toda a programação oficial do festival é inteiramente gratuita.

A grade de atrações desta edição também merece destaque especial. Caprichada, a programação conta com diversos músicos pernambucanos, brasileiros – de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas, Fortaleza, Paraíba, etc – e do exterior. Entre os nomes já confirmados, podemos citar Nasi, vocalista da banda de rock and roll Ira!. O músico se apresentará no palco principal do GJF antes de entrar em turnê nacional, depois de vários anos separados, com a banda que o consagrou. Também já está confirmada a participação do The Headcutters, banda oriunda de Santa Catarina que se inspira no timbre e na sonoridade do blues dos anos 50 e 60 para fazer som, e da dupla  "Salimanga," formada pelo guitarrista BC e pelo saxofonista Paulo Rogério, músicos que também integram a banda “Móveis Colonais de Acaju” e que mesclam ritmos brasileiros como samba, choro e baião com cadências latinas e com o jazz. Eles dividirão o palco com grandes artistas pernambucanos, como Beto do Bandolim.

O público ainda poderá conferir o gaitista Jefferson Gonçalves, o guitarrista Edu Ardanuy, da banda Dr. SIN,  o virtuoso guitarrista argentino radicado no Brasil Victor Biglione, e o também guitarrista e violonista pernambucano Wallace Seixas. Dudu Lima, parceiro musical de Stanley Jordan que o considera o melhor baixista do Brasil, e a Contrabanda, um dos grupos instrumentais com maior destaque no cenário local, também marcam presença. De acordo com Giovanni Papaleo, músico idealizador e curador do evento, ao lado da Mono Produções Artísticas, além de abrir espaço para os artistas iniciantes, o festival tem como objetivo promover parcerias entre eles e músicos já consagrados do Brasil e do exterior. “A ideia é que o GJF seja reconhecido pelo seu perfil democrático e inclusivo. Queremos gerar intercâmbios culturais e valorizar nossa música”, explica. Este ano, o festival também conta com dois super shows de grandes nomes do blues de Chicago, ainda mantido em segredo. 

Já entre as novidades do festival, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, sob gestão do prefeito Isaías Régis, podemos citar o upgrade do palco Pau Pombo, montado no Parque Ruber Van Der Linden, que este ano vai contar com uma super estrutura de som, iluminação e acomodação. Outra novidade é que, pela primeira vez na história do festival, o GJF receberá um representante de peso da bossa nova, com nome ainda mantido em segredo. Nesta edição também acontece a estreia do show “Divas”, que levará ao palco grandes revelações dojazz, blues e soul music. 

 Em 2014, o GJF inova ao lançar um concurso cultural, todo movimentado através das redes sociais, para dar mais espaço aos artistas iniciantes. A atração vencedora, eleita através do voto público e por uma banca de jornalistas especializados em música, irá se apresentar em um dos palcos principais do festival. Durante o evento, ainda haverá sorteios de instrumentos musicais. E, falando em instrumentos, os amantes do som potente das guitarras podem ficar sossegados, o Guitar Night está mantido na grade e mais uma vez contará com guitarristas consagrados. 

Haverá também o tradicional concurso de frases, que premiará os vencedores com instrumentos musicais cedidos por grandes nomes da indústria musical, além do Jazz Kids, ministrado pelo baterista garanhuense Bruno Fonseca e pelo gaitista Jefferson Gonçalves, que oferece atividades culturais para as crianças. 

O grande homenageado desta edição será Dominguinhos, músico nascido em Garanhuns no ano de 1941. Em tributo ao mestre, que faleceu em 2013, um dos palcos principais do evento, o Ronildo Maia Leite, será montado na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Durante os quatro dias de festival, as atrações incluirão no repertório canções de Dominguinhos, interpretando-as em ritmo de jazz e blues. 

Outras surpresas devem ser anunciadas com a divulgação completa da grade de atrações.

Movimentando o turismo e a economia

Nesta 7ª edição, a expectativa da organização do Garanhuns Jazz Festival é de que aproximadamente 30 mil pessoas visitem Garanhuns, também conhecida como a “Suíça Pernambucana” por causa de seu clima ameno durante o verão e das baixas temperaturas durante o inverno. O grande fluxo de turistas deve injetar cerca de R$ 2,5 milhões na economia do município, localizado a 228 km da capital pernambucana, durante os dias de Carnaval. Mais de 800 empregos diretos e 500 indiretos estão sendo gerados pelo GJF. E os benefícios não param por aí. A rede hoteleira da cidade, por exemplo, formada atualmente por 22 empreendimentos, entre hotéis e pousadas, deve atingir 100% de ocupação durante o festival. Com opções para todos os bolsos e gostos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Garanhuns oferecerá durante o festival serviço de hospedagem, do tipo albergue, com diária de R$ 40 e café da manhã incluso. O valor arrecadado será destinado ao pagamento de gastos básicos da instituição e à participação em congressos nacionais.

Uma superestrutura está sendo montada para garantir o conforto e a segurança das pessoas que irão assistir aos shows. Toda a área reservada para o evento terá cobertura e iluminação especial, além de contar com cadeiras e mesas totalmente gratuitas. “Nossa área coberta terá capacidade para oito mil pessoas sentadas. O palco e a estrutura de som também estão maiores”, diz o prefeito Isaías Régis. Além disso, o público contará com minipraças de alimentação – com quiosques de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade –, banheiros químicos e surpresas relacionadas à decoração. “Quem chegar a Garanhuns vai se surpreender com a decoração alusiva aojazz”, afirma Isaías.

O GJF é considerado atualmente um dos maiores e melhores festivais de jazz e blues do país, recebendo, inclusive, elogios de bandas e de críticos musicais de vários lugares do mundo. “O festival já é uma referência para o segmento. E está tomando proporções cada vez maiores, graças também a força da internet. Através das redes sociais recebo inscrições, mensagens e elogios do mundo inteiro, o que demonstra o alcance que a boa música tem”, explica Papaleo, que vê no fenômeno uma oportunidade de fortalecer ainda mais o jazz e o blues. Pioneiro, em 2009, o projeto GJF foi o vencedor do II Prêmio Mestre Salustiano, concedido pelo Governo do Estado aos melhores trabalhos que fomentam o turismo nos municípios de Pernambuco. “Isso é uma grande satisfação. Mostra que estamos indo pelo caminho certo. Porém, a responsabilidade de fazer um festival maior e melhor a cada ano também aumenta”.


Jams Sessions – Para celebrar a boa música e abrir espaço para os artistas iniciantes, durante o Garanhuns Jazz Festival 2014, o palco Pau Pombo abrirá Jams Sessions logo após os shows oficiais de cada dia, tudo em clima de descontração. 

Os artistas interessados em participar já podem tentar a sorte, para isso basta enviar uma mensagem para a Fanpage do evento (www.facebook.com/pages/Garanhuns-Jazz-Festival/201934933154316?fref=ts), informando contatos e dias disponíveis. No título, especificar: Jam Session. Serão selecionados até duas performances por dia.


Confira as Atrações já confirmadas para o Garanhuns Jazz Festival

Sábado (1º de março)
- Headcutters
- Jefferson Gonçalves

Domingo (2 de março)
- Igor Prado Band, Ari Borger e Tia Carrol
- Nasi
- Rodrigo Morcego
- Arthur Philipe & Quintessence
- Wallace Seixas
- Dudu Lima

Segunda-feira (3 de março)
- Contrabanda
- Naná Maram

Terça-feira (4 de março)
- Salimanga
- Beto do Bandolim
- Edu Ardanuy
- Artur Menezes
- UpTown Band
- Victor Biglione
- Vitage Pepper com Jefferson Gonçalves
- Joanatan Richards

Jacqueline Menezes 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...